quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Perplexidade

Esse texto não é meu, é de Stephanie Ribeiro. Vi no facebook  e resolvi publicar aqui porque achei muito interessante.
Eu creio que o rapaz a quem ela se refere é  um  cantor. Não conheço o caso, pois não tenho costume de seguir ese tipo de notícia como também não quero me ater ao sensacional do fato. Apenas à questão em si, do preconceito. Que eu abomino.

O fato é que: O caso do Thiaguinho é clássico sobre a questão da solidão da mulher negra, quando ele era um homem pobre/desconhecido namorava uma mulher negra, igual o Emicida. Agora que tem sucesso/fama/visibilidade namora uma mulher branca.

Isso é reprodução de racismo e puro machismo. Mulheres são lidas como objetos na sociedade sexista, e nessa hierarquia a mulher negra é um objeto de menor valor que não é compatível como ascensão social, ou a vontade de estar num outro patamar social do homem negro que nesse caso tem o direito de escolha, já que é homem na sociedade que privilegia homens.

Não quero saber quem ama quem, se tem amor ou não. Afinal a maioria das pessoas tem relacionamentos abusivos e doentios, que inclusive nem debatem questões básicas como machismo. Quero que todo mundo ENTENDA, que a solidão da mulher negra não é uma questão individual, e sim coletiva e estrutural que faz com que num país como o nosso mulheres negras sejam maioria em celibato definitivo.
A solidão afetiva, tem inúmeras consequências e afetam desde o psicológico até o comportamento social de mulheres negras.
Não quero saber se o Thiaguinho ama a mulher branca dele, ou se existem mulheres brancas que amam negros... etc etc...
Quero saber pq ninguém ama a mulher negra.
Fim.
Qual a solução para que isso mude? Se eu soubesse já tinha dito, mas não vejo solução próxima enquanto a gente ficar nessa vala da ignorancia negando tanto machismo quanto racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário