Sendo
possível apenas ao ser humano, ou seja, não se aplica aos animais, o
conhecimento é o ato de compreender, de apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.. Na tentativa de conhecer e estabelecer relações entre o
mundo e as próprias experiências com ele, tentando desmistificar e entender a
complexidade da existência, o ser humano está sempre buscando mecanismos para
adquirir o conhecimento.
Dessa forma,
estudiosos vêm ao longo do tempo elaborando teorias que possam definir o
conhecimento e conhecer a verdade por meio dele. Alguns dos aspectos dessa
busca são entender como se realiza o conhecimento em
crianças pequenas, especificamente de 0 a 5 anos. Entre os diversos autores
dessa área destacam-se Vygotsky e
Piaget.
Lev Vygotsky,
bielo-russo, viveu de 1896 a 1934 e segundo Ferrari (2008) sua obra
ainda está em processo de descoberta, tal sua importância no mundo e também no
Brasil. A obra desse estudioso converge para o tema da criação da cultura,
sendo que atribuía um papel preponderante às relações sociais. Para ele, a
formação do ser se dá numa relação dialética entre o sujeito e
a sociedade a seu redor. Por isso, a corrente pedagógica que se originou de seu
pensamento é chamada de sociointeracionismo,
ou seja, para a teoria de Vygotsky é a
interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada
experiência pessoalmente significativa.
Entre
as muitas teorias criadas por Vygotsky (1991, p.58), no que diz respeito ao
desenvolvimento das crianças, destaca-se o que ele denominou de dois níveis de
desenvolvimento. “O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento
real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se
estabeleceram como resultados de certos ciclos de desenvolvimento já completados”,
ou seja, define funções que já amadureceram; os produtos finais do
desenvolvimento.
Já
a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) define aquelas funções que ainda não
amadureceram, mas que estão em processo de maturação e permite delinear o futuro imediato da criança e seu
estado dinâmico de desenvolvimento, possibilitando acessar o que já foi
atingido através do desenvolvimento, e também o que está em processo de
formação. Isso quer dizer que o que a criança faz hoje com a ajuda de alguém
amanhã fará sozinha (VYGOTSKY, 1991, p. 58).
A
aprendizagem acontece na ZDP e é função da professora favorecer a aprendizagem,
colocando-se como a mediadora entre a criança e o mundo. Na interação com o coletivo,
nas relações com a professora e os colegas é que acontece a construção das
funções psicológicas da criança. Constata-se, portanto, que Vygotsky atribuía importância
à escola e aos professores na aquisição do conhecimento pelas crianças
(VYGOTSKY, 1991).
Na visão de Piaget (suíço, 1896-1980) o
conhecimento é construído pela criança a partir da ideia de que o conhecimento
é uma adaptação do organismo ao seu meio ambiente. Essa teoria é centrada no
desenvolvimento natural da criança sendo que para Piaget o pensamento infantil
passa por quatro estágios, desde o nascimento até a adolescência, quando atinge
a capacidade plena de raciocínio (FERRARI, 2008)
A
teoria de Piaget, denominada Construtivismo, com a contribuição dos estudos de
Vygotsky, tem como foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado
com a interação do indivíduo com o meio. Nessa teoria, o centro da aprendizagem
é o aluno e o professor é o facilitador e orientador da aprendizagem, tendo
como função colocar o estudante diante de situações a fim de que encontrem
soluções, construindo, assim o conhecimento. Experiências e conhecimentos
adquiridos previamente pelas crianças são fundamentais nesse processo.
Piaget esclarece que as crianças se inserem
gradualmente nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica, por meio
dos mecanismos de assimilação e acomodação. Esses mecanismos consistem em: incorporar objetos do mundo exterior a esquemas
mentais preexistente e a seguir, por meio da acomodação a criança irá modificar
o sistema de assimilação e adaptar o novo conceito (FERREIRA, 2008).
Além desses conceitos, Piaget ensina
sobre o equilíbrio: quando os esquemas existentes de uma criança são capazes de
explicar o que ela percebe em redor, ela está em equilíbro. Caso contrário, a
criança se frustra e procura “restaurar o equilíbrio dominando o novo desafio. Pode-se
dizer, então que o equilíbrio é a força que impulsiona o processo de
aprendizagem”. (HIPERCULTURA, 2020).
Cabe à professora incentivar
os alunos a buscarem novos conhecimentos e a aprenderem novos conceitos,
construindo a aprendizagem aos poucos a partir de conhecimentos e conceitos
aprendidos anteriormente. Vale lembrar que a professora deve respeitar os
níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno e
considerá-los no processo de aprendizagem (FERREIRA, 2008)
Piaget
ainda preconiza que o ensino deve ser percebido e realizado como algo dinâmico
reconstruindo a realidade de quem está aprendendo e não como algo estático,
colocado como uma versão exata da realidade. Nesse sentido, o conhecimento ocorre
por meio de uma troca entre o indivíduo e o meio, sendo o resultado de um
processo. Esse estudioso dividiu o processo de desenvolvimento em quatro
estágios desde o nascimento até a adolescência, por volta dos 12 anos de idade.
A cada fase, Piaget detalha o desenvolvimento da criança e as suas particularidades
(FERREIRA, 2020).
Piaget
via o papel do professor como necessário uma vez que ocorria a interação e que
as informações trocadas, estando o professor como mediador no processo de
aprendizagem, coordenando em outras atividades como leitura entendimento da
escrita, despertando o senso crítico e apontando possíveis soluções para
problemas, favorecem a aprendizagem
(GOMES, 2020).
Diante
disso, assevera-se que o conhecimento em crianças de 0 a 5 anos, e de acordo
com estudiosos renomados, da área, ocorre em processos de interação com o meio
e também construído por meio de conhecimentos e experiências já adquiridas.
Também de acordo com esses autores o papel da escola e do professor é de
fundamental importância na aquisição do conhecimento.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
FERREIRA, Márcio. Lev Vygotsky, o teórico
do ensino como processo social, Nova Escola.
2008. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-o-teorico-do-ensino-como-processo-social>.
Acesso em 5 mar. 2020.
FERREIRA, Márcio. Jean Piaget, o
biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. Nova escola. 2008.
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio>.
Acesso em 5 mar. 2020.
GOMES, Maria Madalena Cardoso Macedo. Os Conceitos de Piaget e o Papel do
Professor. Meu Artigo. 2020. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/os-conceitos-piaget-papel-professor.htm>.
Acesso em 5 mar. 2020.
HIPERCULTURA.
A teoria de Piaget: Conheça as fases do
desenvolvimento infantil. 2020. Disponível em: < https://www.hipercultura.com/teoria-de-piaget/>.
Acesso em 5 mar. 2020.
PORFÍRIO,
Francisco. Conhecimento. Mundo da
Educação. 2020. Disponível em:
<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/conhecimento.htm>.
Acesso em 5 mar. 2020.
VYGOTSKI,
L.S. A formação social da mente. 4ª
edição brasileira. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo - 1991.
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