domingo, 26 de abril de 2020

A TEORIA DO CONHECIMENTO E A CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS


            Sendo possível apenas ao ser humano, ou seja, não se aplica aos animais, o conhecimento  é o ato de compreender, de apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.. Na tentativa de conhecer e estabelecer relações entre o mundo e as próprias experiências com ele, tentando desmistificar e entender a complexidade da existência, o ser humano está sempre buscando mecanismos para adquirir o conhecimento.
             Dessa forma, estudiosos vêm ao longo do tempo elaborando teorias que possam definir o conhecimento e conhecer a verdade por meio dele. Alguns dos aspectos dessa busca são entender como se realiza o conhecimento em crianças pequenas, especificamente de 0 a 5 anos. Entre os diversos autores dessa área destacam-se Vygotsky  e Piaget.
            Lev Vygotsky,  bielo-russo, viveu de 1896 a 1934 e segundo Ferrari (2008) sua obra ainda está em processo de descoberta, tal sua importância no mundo e também no Brasil. A obra desse estudioso converge para o tema da criação da cultura, sendo que atribuía um papel preponderante às relações sociais. Para ele, a formação do ser se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor. Por isso, a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de  sociointeracionismo, ou seja,  para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
            Entre as muitas teorias criadas por Vygotsky (1991, p.58), no que diz respeito ao desenvolvimento das crianças, destaca-se o que ele denominou de dois níveis de desenvolvimento. “O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultados de certos ciclos de desenvolvimento já completados”, ou seja, define funções que já amadureceram; os produtos finais do desenvolvimento.
            Já a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação e permite  delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, possibilitando acessar o que já foi atingido através do desenvolvimento, e também o que está em processo de formação. Isso quer dizer que o que a criança faz hoje com a ajuda de alguém amanhã fará sozinha (VYGOTSKY, 1991, p. 58).
            A aprendizagem acontece na ZDP e é função da professora favorecer a aprendizagem, colocando-se como a mediadora entre a criança e o mundo. Na interação com o coletivo, nas relações com a professora e os colegas é que acontece a construção das funções psicológicas da criança. Constata-se, portanto, que Vygotsky atribuía importância à escola e aos professores na aquisição do conhecimento pelas crianças (VYGOTSKY, 1991).
            Na visão de Piaget (suíço, 1896-1980) o conhecimento é construído pela criança a partir da ideia de que o conhecimento é uma adaptação do organismo ao seu meio ambiente. Essa teoria é centrada no desenvolvimento natural da criança sendo que para Piaget o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até a adolescência, quando atinge a capacidade plena de raciocínio (FERRARI, 2008)
            A teoria de Piaget, denominada Construtivismo, com a contribuição dos estudos de Vygotsky, tem como foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio. Nessa teoria, o centro da aprendizagem é o aluno e o professor é o facilitador e orientador da aprendizagem, tendo como função colocar o estudante diante de situações a fim de que encontrem soluções, construindo, assim o conhecimento. Experiências e conhecimentos adquiridos previamente pelas crianças são fundamentais nesse processo.
             Piaget esclarece que as crianças se inserem gradualmente nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica, por meio dos mecanismos de assimilação e acomodação. Esses mecanismos consistem em:  incorporar objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistente e a seguir, por meio da acomodação a criança irá modificar o sistema de assimilação e adaptar o novo conceito (FERREIRA, 2008).
            Além desses conceitos, Piaget ensina sobre o equilíbrio: quando os esquemas existentes de uma criança são capazes de explicar o que ela percebe em redor, ela está em equilíbro. Caso contrário, a criança se frustra e procura “restaurar o equilíbrio dominando o novo desafio. Pode-se dizer, então que o equilíbrio é a força que impulsiona o processo de aprendizagem”. (HIPERCULTURA, 2020).
            Cabe à professora incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos e a aprenderem novos conceitos, construindo a aprendizagem aos poucos a partir de conhecimentos e conceitos aprendidos anteriormente. Vale lembrar que a professora deve respeitar os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno e considerá-los no processo de aprendizagem (FERREIRA, 2008)
            Piaget ainda preconiza que o ensino deve ser percebido e realizado como algo dinâmico reconstruindo a realidade de quem está aprendendo e não como algo estático, colocado como uma versão exata da realidade. Nesse sentido, o conhecimento ocorre por meio de uma troca entre o indivíduo e o meio, sendo o resultado de um processo. Esse estudioso dividiu o processo de desenvolvimento em quatro estágios desde o nascimento até a adolescência, por volta dos 12 anos de idade. A cada fase, Piaget detalha o desenvolvimento da criança e as suas particularidades (FERREIRA, 2020).
            Piaget via o papel do professor como necessário uma vez que ocorria a interação e que as informações trocadas, estando o professor como mediador no processo de aprendizagem, coordenando em outras atividades como leitura entendimento da escrita, despertando o senso crítico e apontando possíveis soluções para problemas, favorecem  a aprendizagem (GOMES, 2020).
            Diante disso, assevera-se que o conhecimento em crianças de 0 a 5 anos, e de acordo com estudiosos renomados, da área, ocorre em processos de interação com o meio e também construído por meio de conhecimentos e experiências já adquiridas. Também de acordo com esses autores o papel da escola e do professor é de fundamental importância na aquisição do conhecimento.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERREIRA, Márcio. Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social, Nova Escola. 2008. Disponível  em: <https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-o-teorico-do-ensino-como-processo-social>. Acesso em 5 mar. 2020.

FERREIRA, Márcio. Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. Nova escola. 2008. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio>. Acesso em 5 mar. 2020.

 

GOMES, Maria Madalena Cardoso Macedo. Os Conceitos de Piaget e o Papel do Professor. Meu Artigo. 2020. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/os-conceitos-piaget-papel-professor.htm>. Acesso em 5 mar. 2020.

 

HIPERCULTURA. A teoria de Piaget: Conheça as fases do desenvolvimento infantil. 2020. Disponível em: < https://www.hipercultura.com/teoria-de-piaget/>. Acesso em 5 mar. 2020.


PORFÍRIO, Francisco. Conhecimento. Mundo da Educação. 2020. Disponível em:

VYGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 4ª edição brasileira. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo -  1991.





Um comentário:

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