O fazer
docente
A
atuação de professores é um tema amplamente discutido pelos profissionais da
área. Isso porque a escola é fundamental na vida das pessoas. Daí a importância
de se ter professores e ensino com qualidade.
A docência exige preparo, atenção e dedicação.
O
que se pode observar é que parte das discussões sobre a Educação, atualmente, não se limita apenas em
como levar o aluno até a escola, mas o que fazer para que ele permaneça no
espaço escolar e como aperfeiçoar a sua aprendizagem.
Nesse
contexto, a formação de professores é um assunto de extrema importância já que resultados
no processo ensino-aprendizagem dependem, em parte, da atuação do professor. Essa formação deve se validar na teoria e na
prática, principalmente para aqueles que vão atuar na Educação Infantil em
que é indispensável observar o
desenvolvimento integral da criança. O educador, nesse caso, deve estar ciente
que a prática pedagógica e o cuidar são indissociáveis.
Os professores dos anos iniciais do
Ensino Fundamental, também deverão pontuar seu trabalho com versatilidade,
uma vez
que vão receber crianças ainda pequenas que devem ser reconhecidas com
suas singularidades e individualidades
no campo social, além da aprendizagem dos conteúdos curriculares.
Os
estudantes de pedagogia se deparam, ao longo do curso com teorias que vão
embasar o seu trabalho. Nesse processo de formação, ele deve refletir sobre as teorias e transformar todo esse saber em práticas
para o fazer docente. Considerando a realidade dos alunos.
Diante
disso, pode-se asseverar a validade de aliar a teoria à prática, uma vez que
aquela representa o conhecimento
cientifico que fundamenta o processo educacional, levando o professor a
refletir sobre suas ações com o objetivo de compreendê-las em seu movimento
histórico social.
No entanto deve-se considerar que
somente pelas próprias vivências será possível um repensar crítico e
construtivo, no sentido de contribuir para a formação do aluno como um sujeito pensante.
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