sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Resumo

O fazer docente

            A atuação de professores é um tema amplamente discutido pelos profissionais da área. Isso porque a escola é fundamental na vida das pessoas. Daí a importância de se ter professores e ensino com qualidade.  A docência exige preparo, atenção e dedicação.
            O que se pode observar é que parte das discussões sobre a  Educação, atualmente, não se limita apenas em como levar o aluno até a escola, mas o que fazer para que ele permaneça no espaço escolar  e  como aperfeiçoar a sua aprendizagem.
            Nesse contexto, a formação de professores é um assunto de extrema importância já que resultados no processo ensino-aprendizagem dependem, em parte, da atuação do professor.  Essa formação deve se validar na teoria e na prática, principalmente para aqueles que vão atuar na Educação Infantil em que  é indispensável observar o desenvolvimento integral da criança. O educador, nesse caso, deve estar ciente que a prática pedagógica e o cuidar são indissociáveis.
            Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, também deverão pontuar seu trabalho com versatilidade, uma  vez  que vão receber crianças ainda pequenas que devem ser reconhecidas com suas  singularidades e individualidades no campo social, além da aprendizagem dos conteúdos  curriculares.
            Os estudantes de pedagogia se deparam, ao longo do curso com teorias que vão embasar o seu trabalho. Nesse processo de formação, ele  deve refletir sobre as teorias  e transformar todo esse saber em práticas para o fazer docente. Considerando a realidade dos alunos.
            Diante disso, pode-se asseverar a validade de aliar a teoria à prática, uma vez que aquela  representa o conhecimento cientifico que  fundamenta o  processo educacional, levando o professor a refletir sobre suas ações com o objetivo de compreendê-las em seu movimento histórico social.

            No entanto deve-se considerar que somente  pelas próprias vivências  será possível um repensar crítico e construtivo, no sentido de contribuir para a formação  do aluno como um sujeito pensante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário