segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sobre a Inconfidência Mineira, Tiradentes, História do Brasil e o povo brasileiro

Há pouco ouvi o Jornal pela Rádio Santa Cruz, como faço sempre. E uma reportagem chamou-me a atenção. O repóter foi às ruas entrevistar as pessoas sobre o feriado de amanhã, quem é o "homenageado" e o porquê. A maioria desconhece e outros não sabem totalmente. Triste, como muita coisa por aqui. Um povo que desconhece a própria História não tem nada que o habilite a criticar, a protestar, a reinvindicar. É vergonhoso como o brasileiro fala do Brasil, no entanto, muito mais, porque o que se pode constatar é que falam sem procedência, sem autonomia, absorvendo ideias alheias, sem discernimento algum.





Panteão da Inconfidência Mineira - Museu da Inconfidência
Ouro Preto
Imagem: cultura.gov.br

      Considero oportuno esclarecer a diferença entre os termos inconfidência e conjuração. O Dicionário Aurélio define conjuração como uma “conspiração contra a autoridade estabelecida”, enquanto inconfidência é “falta de fidelidade para com alguém, particularmente para com o soberano ou o Estado”. 
As duas definições, portanto, podem tratar de um mesmo evento, dependendo do ponto de vista. Para os portugueses, os fatos ocorridos em Minas Gerais significam uma inconfidência, enquanto para os brasileiros trata-se de uma conjuração. Em minha opinião, a expressão correta para este episódio na História do Brasil é Conjuração Mineira, mas também será usada a definição Inconfidência Mineira, pela popularização da expressão. 

Mais sobre a Inconfidência Mineira aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário