sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Língua Portuguesa

SINTAXE

O QUE ESTUDA A SINTAXE?
A sintaxe é o estudo da organização das palavras em unidades maiores.  A organização dessas unidades em frases é denominada  sintagmas.
Estudar a organização sintática de uma frase nos permite perceber que a ordem pode alterar o significado, mesmo se a frase for constituída pelas mesmas palavras. No português, as frases comumente apresentam a estrutura sujeito – verbo – objeto, o que em termos de tipologia sintática o classifica como uma língua do tipo SVO.
Quando os sintagmas são intercambiáveis (ambos podem ocupar a posição de sujeito ou de complemento do verbo), são classificados sintagmas do mesmo tipo.
                         
Sujeito e o tópico da frase
É comum que o sujeito se confunda com o “assunto” da mensagem. A gramática PB respeita o princípio sintático universal: o princípio da dependência de estrutura. Ele garante que as operações sintáticas nas línguas levem em consideração a estrutura dos constituintes da frase.

Sobre a relação entre verbo e objeto
            Podemos observar que na estrutura organizacional das frases o sujeito tende a ficar na posição inicial. Da mesma forma, podemos notar que o verbo e o objeto são colocados lado a lado. Isso ocorre porque o verbo e o objeto formam uma unidade sintática mais íntima que o sujeito e o verbo, e não podem ser separados.

ESTRUTURAS SINTÁTICAS
              As línguas apresentam diferenças sintáticas de maneira superficiais, e quando analisadas de perto, pode-se notar semelhanças interessantes em suas estruturas. 



Competência e desempenho
A competência é o conhecimento interiorizado que cada falante tem das regras gramaticais da língua.  Podemos distinguir frases gramaticais e agramaticais graças a esse conhecimento intuitivo. Com ela podemos reconhecer quando uma frase não está corretamente estruturada.
O desempenho é o uso da linguagem em situações comunicativas reais. Quando usamos a língua para nos comunicar estamos sujeitos a erros de desempenho, que seriam problemas de construção de frases: palavras erradas ou ambiguidade. O desempenho, ao contrário da competência, não é intuitivo, e sim estudado.

Estruturas sintagmáticas e representação arbórea da sentença
Sabemos que as palavras podem apresentar mais de um significado, ou seja, podem ter interpretações ambíguas. Quando uma palavra é ambígua por suas acepções denomina-se ambiguidade lexical.
Existem exemplos de ambiguidades que são ocorridos pelas diferentes interpretações na estrutura sintática. Essas interpretações acontecem por  parte do receptor, que atribui duas estruturas diferentes em cada frase.

Constituintes sintáticos
As frases são agrupamentos de palavras – os  sintagmas – que podem ocupar a posição de sujeito, de complemento do verbo ou de complemento de preposição. Os agrupamentos podem ocupar as mesmas posições sintáticas, e são conhecidos como sintagma nominal.

Regras sintagmáticas
O estudo sintático de uma determinada língua tem como objetivo a construção de uma gramática que pode ser encarada como algum tipo de mecanismo de produção das sentenças da língua, sob análise.
Além das regras sintagmáticas, existem também as regras de inserção lexical, que são responsáveis por introduzir os itens lexicais abaixo de cada símbolo respectivo. Essas regras podem ser chamadas de gerativas, pois geram sentenças gramaticais a partir de instruções precisas e explícitas. 


  Recursividade
Segundo Chomsky, a recursividade é uma propriedade da língua que torna capaz infinitas sentenças, presente em todas as línguas humanas. Isso é possível pela pequena quantidade  de regras lexicais.
Contudo, essa teoria é contestada pelo linguista Daniel Everett em seus estudos nos quais afirma que essa recursividade não é possível em línguas que não possuem conjunções subordinativas.

Sentenças encaixadas
Sentenças encaixadas são outras formas de reescrita recursiva por meio da junção de uma oração em outra. Apesar de termos a potencialidade de encaixar orações de maneira infinita, nosso desempenho linguístico é limitado, especialmente por fatores externos à linguagem, como memória e atenção.

LÉXICO
As regras sintagmáticas supergeram estruturas cegas ao componente lexical. Por isso acabam gerando tanto uma estrutura bem formada, como uma  estrutura agramatical. O léxico é o componente do modelo gramatical onde se encontram as informações de natureza fonológica, sintática e semântica sobre os itens lexicais individuais. Nele estão armazenadas as palavras da língua, juntamente com informações gramaticais relevantes de cada item lexical.

MOVIMENTO
Os verbos aparecem em posições estruturais de sujeito e complemento, com lugar definido na representação arbórea da frase. No entanto pode ocorrer uma modificação canônica nas frases (sujeito aparece á esquerda do verbo), que são as frases interrogativas.  
A gramática contém pelo menos três componentes sintáticos: as regras sintagmáticas de reescrita, um léxico, e a operação de movimento. Existem dois níveis de representação de uma estrutura frasal: o subjacente que se forma a partir da arquitetura básica da estrutura da sentença garantida pelo conjunto das regras da reescrita da língua e das propriedades morfossintáticas dos itens lexicais; e o de superfície, pronunciado após a aplicação da operação de movimento, em casos de elementos deslocados de sua posição canônica inicial . 







Nenhum comentário:

Postar um comentário