sexta-feira, 15 de maio de 2015

Resenha

Livro: Eu sou Malala
Subtítulo: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã
Autor: Malala Yousafzai - com Chirstina Lamb
Tradução: Caroline Chang, Denise Bottman, George Schlesinger, Luciano Vieira Machado
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360

O livro Eu Sou Malala retrata não apenas a trajetória de uma jovem  paquistanesa disposta a lutar para ter direito a uma educação, mas também a condição feminina diante do islamismo fundamentalista manipulado pelo Talibã. Malala acredita que a educação lhe daria uma arma a favor da liberdade humana, de poder se manifestar, de ser um indivíduo pleno.
Dividido em cinco partes,  o livro é narrado pela própria Malala no qual ela conta a sua infância no Vale do Swat, no Paquistão. Ela apresenta, também, um parâmetro social, econômico e político do seu país, esclarecendo que as altas taxas de analfabetismo contribui bastante para a corrupção e favorece o avanço do Talibã, os fundamentalistas, que deturpam os ensinamentos do Islamismo, de forma a manipular a população de acordo com seus objetivos.
Com o apoio de seus familiares, Malala não se intimida diante do domínio do terrorismo islâmico em sua terra natal. Sonha com um mundo melhor e mais justo para todas as meninas de sua terra, através da educação   e com apenas 16 anos enfrenta o grupo que a ameaça proibindo-a de continuar a estudar. Porém, no dia 9 de outubro de 2012, no interior de um ônibus, quando voltava da escola,  é atingida por um tiro na cabeça. Contrariando as expectativas, ela consegue se recuperar em um hospital de Birminghan.  Malala passa a morar, juntamente com a família na Inglaterra.
Eu sou Malala, se apresenta como um livro que nos leva a refletir sobre nós mesmos e o que somos nesse mundo. Como devemos pensar no outro e perceber seus problemas em meio a um regime brutal e desumano imposto pelo Talibã. A menina Malala, usando apenas a palavra  lutou, corajosamente, para reverter essa situação, buscando maiores igualdades e direitos para as mulheres e crianças, melhores condições de vida para todos! Um livro excelente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário