quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aspectos Biopsicológicos da Educação Infantil --- 2

A PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Seu status de ciência  é obtido na medida em que se liberta da Filosofia e atrai novos estudiosos e pesquisadores.
Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um grande avanço econômico que colocou os EUA na vanguarda dos sistema capitalista. É ali que surgem as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia, as quais deram ordens às inúmeras teorias que existem atualmente. São elas:

Funcionalismo à
O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia. Uma sociedade que exija o pragmatismo para seu desenvolvimento econômico acaba por exigir dos cientistas americanos o mesmo espírito. Desse modo, para a escola funcionalista de W. James, importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para responder a isso, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

Objetivo: estudar a consciência humana “o que fazem” e “porque fazem”.

Estruturalismo à
O Estruturalismo está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo: a Consciência. Mas, diferentemente de W. James, Titchner irá estudá-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central. Essa escola foi inaugurada por Wundt, mas foi Tichner, seguidor de Wundt, quem usou o termo estruturalismo pela primeira vez, no sentido de diferenciá-la do funcionalismo. O método de observação de Tichner, assim como o de Wundt, é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório.

Objetivo à consciência como “estrutura”.

Associacionismo à o principal representante é Edward L. Thordink.
O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias.
Thordink formula a Lei do Efeito, onde todo o comportamento de um organismo vivo (homem, pombo, rato...) tende a se repetir se nós o recompensamos (efeito) assim que ele o emitir. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência.

Principais teorias da Psicologia no século XX

A Psicologia enquanto ramo da Filosofia estudava a alma. A psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões  da ciência do século XlX, Wundt preconiza a psicologia “sem alma”.
O conhecimento científico passa então a ser aquele produzido em laboratório, ligando à especialidade da Medicina.
Essa psicologia, que se constitui em três escolas – Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo – foi substituída, no século XX, por três novas teorias:
                
              Behaviorismo
                               Gestalt
                              Psicanálise



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