METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM
— O que é
letramento?
— Como surgiu?
— Qual a
diferença entre alfabetização e letramento?
— Qual o papel do
professor?
Letramento
é o estado que um indivíduo ou um grupo adquire por ter se apropriado da
escrita podendo assim não só produzir como também interpretar qualquer tipo de
texto. É o desenvolvimento das habilidades de uso em atividades e leitura e escrita
nas praticas sociais que envolvem o sistema. No entanto, mesmo quem não é alfabetizado
pode ser letrado desde que, consiga se inserir no contexto social.
O
surgimento deu-se na metade dos anos 80 quando começou a aparecer no discurso
de especialistas e na obra No mundo da
escrita, uma perspectiva psicolinguística, de Mary Kato.
Segundo
Soares, alfabetizar-se é adquirir a tecnologia do ler e escrever, a codificar e
decodificar uma língua.
Já o
letramento é um estado ou condição de indivíduos que interagem em diferentes gêneros
e tipos de leitura e escrita, com as diferentes funções que a leitura e escrita
desempenham em nossas vidas. O letramento possibilita a inserção de indivíduos na
cultura, na relação com os outros. O individuo torna-se diferente, no falar, no
pensar.
O
papel do professor é criar condições para a introdução do aluno no mundo da
leitura e escrita e incentivar o
desenvolvimento de habilidades de uso em atividades nas práticas sociais. O
professor deve também despertar nos alunos o interesse e gosto pela leitura e
escrita, desenvolvendo capacidades cognitivas e construindo estruturas que lhe possibilitem
novas aprendizagens. Nesse contexto, o professor deve estar sempre se atualizando,
aprimorando seus conhecimentos, renovando as propostas e metodologias
pedagógicas. Portanto, é fundamental que o professor seja letrado.
METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM
Português / Alfabetização
As capacidades linguísticas da Alfabetização
O
desenvolvimento das capacidades linguísticas de ler e escrever, falar e ouvir
com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece
espontaneamente. Elas precisam ser ensinadas sistematicamente e, principalmente,
nos anos iniciais da Educação Fundamental. Por essa razão, o principal objetivo
deste texto é contribuir para que o professor que alfabetiza compreenda os processos
envolvidos na aquisição de nosso sistema de escrita alfabética e das
capacidades necessárias ao aluno para o domínio dos campos da leitura, da
produção de textos escritos e da compreensão e produção de textos orais, em
situações diferentes das corriqueiras no cotidiano da criança.
Um
sistema de escrita é uma maneira estruturada e organizada com base em
determinados princípios para representação da fala. Há sistemas de escrita que
representam o significado das palavras e há aqueles que representam o som da
língua, sua “pauta sonora”. Nosso sistema de escrita (chamado alfabético ou
alfabético ortográfico) representam “sons” ou fonemas, em geral cada letra
correspondendo a um “som” e vice-versa.
Sabe-se
que os 3 anos iniciais da educação fundamental não esgotam essas capacidades
linguísticas e comunicativas, que se desenvolvem ao longo de todo o processo de
escolarização e das necessidades da vida social. Sabe-se, também, que o
trabalho a ser feito nesses três anos iniciais não se esgota na alfabetização e
no aprendizado da língua escrita que vem se concentrando os problemas
localizados, não apenas na escolarização inicial, como também e, fracassos no
percurso do aluno durante sua escolarização.
O
que se pretende oferecer, nesta abordagem, é uma expectativa das capacidades
linguísticas que as crianças devem desenvolver gradualmente, ou seja, daquilo que
cada criança deve ser capaz de realizar a cada ano. O aprendizado e a progressão
da criança, entretanto, dependerão do processo por ela desenvolvido, do patamar
em que ela se encontra e das possibilidades que o ambiente escolar lhe
propiciar, em direção a avanços e expansões.
A
consolidação desses princípios deve combinar com as propostas para os demais
anos da Educação Fundamental, bem como com propostas das outras áreas
curriculares desenvolvidas na fase inicial da escolarização.
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