sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alfabetização e Letramento

METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM

  — O que é letramento?
  — Como surgiu?
  — Qual a diferença entre alfabetização e letramento?
  — Qual o papel do professor?

        Letramento é o estado que um indivíduo ou um grupo adquire por ter se apropriado da escrita podendo assim não só produzir como também interpretar qualquer tipo de texto. É o desenvolvimento das habilidades de uso em atividades e leitura e escrita nas praticas sociais que envolvem o sistema. No entanto, mesmo quem não é alfabetizado pode ser letrado desde que, consiga se inserir no contexto social.
       O surgimento deu-se na metade dos anos 80 quando começou a aparecer no discurso de especialistas e na obra No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística, de Mary Kato.
     Segundo Soares, alfabetizar-se é adquirir a tecnologia do ler e escrever, a codificar e decodificar uma língua.
     Já o letramento é um estado ou condição de indivíduos que interagem em diferentes gêneros e tipos de leitura e escrita, com as diferentes funções que a leitura e escrita desempenham em nossas vidas. O letramento possibilita a inserção de indivíduos na cultura, na relação com os outros. O individuo torna-se diferente, no falar, no pensar.
O papel do professor é criar condições para a introdução do aluno no mundo da leitura e escrita  e incentivar o desenvolvimento de habilidades de uso em atividades nas práticas sociais. O professor deve também despertar nos alunos o interesse e gosto pela leitura e escrita, desenvolvendo capacidades cognitivas e construindo estruturas que lhe possibilitem novas aprendizagens. Nesse contexto, o professor deve estar sempre se atualizando, aprimorando seus conhecimentos, renovando as propostas e metodologias pedagógicas. Portanto, é fundamental que o professor seja letrado.

METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM
Português / Alfabetização

As capacidades linguísticas da Alfabetização

            O desenvolvimento das capacidades linguísticas de ler e escrever, falar e ouvir com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece espontaneamente. Elas precisam ser ensinadas sistematicamente e, principalmente, nos anos iniciais da Educação Fundamental. Por essa razão, o principal objetivo deste texto é contribuir para que o professor  que alfabetiza compreenda os processos envolvidos na aquisição de nosso sistema de escrita alfabética e das capacidades necessárias ao aluno para o domínio dos campos da leitura, da produção de textos escritos e da compreensão e produção de textos orais, em situações diferentes das corriqueiras no cotidiano da criança.
            Um sistema de escrita é uma maneira estruturada e organizada com base em determinados princípios para representação da fala. Há sistemas de escrita que representam o significado das palavras e há aqueles que representam o som da língua, sua “pauta sonora”. Nosso sistema de escrita (chamado alfabético ou alfabético ortográfico) representam “sons” ou fonemas, em geral cada letra correspondendo a um “som” e vice-versa.
            Sabe-se que os 3 anos iniciais da educação fundamental não esgotam essas capacidades linguísticas e comunicativas, que se desenvolvem ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social. Sabe-se, também, que o trabalho a ser feito nesses três anos iniciais não se esgota na alfabetização e no aprendizado da língua escrita que vem se concentrando os problemas localizados, não apenas na escolarização inicial, como também e, fracassos no percurso do aluno durante sua escolarização.
            O que se pretende oferecer, nesta abordagem, é uma expectativa das capacidades linguísticas que as crianças devem desenvolver gradualmente, ou seja, daquilo que cada criança deve ser capaz de realizar a cada ano. O aprendizado e a progressão da criança, entretanto, dependerão do processo por ela desenvolvido, do patamar em que ela se encontra e das possibilidades que o ambiente escolar lhe propiciar, em direção a avanços e expansões.
            A consolidação desses princípios deve combinar com as propostas para os demais anos da Educação Fundamental, bem como com propostas das outras áreas curriculares desenvolvidas na fase inicial da escolarização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário