segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

ENSINO HÍBRIDO



            Apontado como uma das maiores tendências na educação nos últimos tempos, o ensino híbrido surgiu como uma inovação, mesclando as vantagens da educação on-line com os benefícios da sala de aula convencional. A modalidade respeita o ritmo de cada aluno e sua maneira de aprender.
            ensino híbrido é uma das maiores tendências da Educação  que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino on-line,  gerando uma junção entre as duas modalidades, de forma a aliar a tecnologia aos processos educacionais, ferramenta que já é utilizada  na Educação e na vida dos estudantes.
             De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) a história do EaD começou muito antes do que se imagina, tendo início em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um anúncio nos classificados oferecendo curso de datilografia por correspondência.
            O ensino a distância é direcionado àqueles que desejam conquistar melhores oportunidades profissionais por meio de um diploma de graduação, melhorando, assim,  seu currículo. Ressalta-se  que os cursos têm uma maior flexibilidade com os horários, podendo assim conciliar trabalho e tarefas domésticas com os estudos.
            Diante disso, é necessária uma comunicação organizacional, conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, estratégias, táticas,  políticas,  normas,  processos,  canais,  fluxos,  níveis,  programas,  planos e projetos. Tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional.
            Esse processo deve ser apresentado para a empresa com as vantagens do ensino a distância, de uma forma que chame a atenção dos colaboradores e anulando as dúvidas sobre a modalidade. A apresentação deve ser clara e direta.
            O processo deve ser elaborado em cima da modalidade perde-ganha, em que, de início, uma das partes perde para que o outro ganhe, sendo isso um atrativo para a negociação. Espera-se que no final haja satisfação de ambas as partes.
            As propostas podem ser oferecidas durante uma reunião com os Diretores das empresas interessadas, quando serão detalhadas a fim de negociações. Por meio de um vídeo serão apresentadas todas as vantagens para firmar um convênio entre as empresas.
            Inicialmente, a estratégia elaborada pela faculdade pode consistir em um plano de negociação, em que serão oferecidos descontos aos colaboradores  da empresa, na ordem de 20 a 30%, para os estudantes de Engelharia, no sistema híbrido.
            Além da parte financeira será mostrado  o interior da instituição escolar, para que sejam observadas as instalações, incluindo Biblioteca e o Acervo, Sala de Tecnologia, que podem ser utilizadas pelos alunos, a qualquer momento,  favorecendo a aquisição do conhecimento e na resolução das atividades.
            Outra vantagem a ser oferecida constitui numa escala  de horários para as aulas presenciais, de acordo com as possibilidades dos alunos. Com isso, contempla-se a necessidade dessas  aulas,  para que os alunos eliminem dúvidas e questões.
Ressalta-se que a comunicação será realizada será por meio de um vídeo que facilitará todas as explicações.


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário