Apontado
como uma das maiores tendências na educação nos últimos tempos, o ensino
híbrido surgiu como uma inovação, mesclando as vantagens da educação on-line com os benefícios da sala de
aula convencional. A modalidade respeita o ritmo de cada aluno e sua maneira de
aprender.
O ensino híbrido é
uma das maiores tendências da
Educação que promove uma mistura entre
o ensino presencial e propostas de ensino on-line, gerando uma junção entre as duas modalidades,
de forma a aliar a tecnologia aos processos educacionais, ferramenta que já é
utilizada na Educação e na vida dos
estudantes.
De acordo com a Associação Brasileira de
Educação a Distância (ABED) a história do EaD começou muito antes do que se
imagina, tendo início em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um
anúncio nos classificados oferecendo curso de datilografia por correspondência.
O
ensino a distância é direcionado àqueles que desejam conquistar melhores
oportunidades profissionais por meio de um diploma de graduação, melhorando, assim,
seu currículo. Ressalta-se que os cursos têm uma maior flexibilidade com
os horários, podendo assim conciliar trabalho e tarefas domésticas com os
estudos.
Diante
disso, é necessária uma comunicação organizacional, conduzida por um centro de
coordenação responsável pelas pesquisas, estratégias, táticas, políticas,
normas, processos, canais,
fluxos, níveis, programas,
planos e projetos. Tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma
cultura e uma identidade organizacional.
Esse
processo deve ser apresentado para a empresa com as vantagens do ensino a
distância, de uma forma que chame a atenção dos colaboradores e anulando as
dúvidas sobre a modalidade. A apresentação deve ser clara e direta.
O
processo deve ser elaborado em cima da modalidade perde-ganha, em que,
de início, uma das partes perde para que o outro ganhe, sendo isso um atrativo
para a negociação. Espera-se que no final haja satisfação de ambas as partes.
As
propostas podem ser oferecidas durante uma reunião com os Diretores das
empresas interessadas, quando serão detalhadas a fim de negociações. Por meio
de um vídeo serão apresentadas todas as vantagens para firmar um convênio entre
as empresas.
Inicialmente,
a estratégia elaborada pela faculdade pode consistir em um plano de negociação,
em que serão oferecidos descontos aos colaboradores da empresa, na ordem de 20 a 30%, para os
estudantes de Engelharia, no sistema híbrido.
Além
da parte financeira será mostrado o
interior da instituição escolar, para que sejam observadas as instalações,
incluindo Biblioteca e o Acervo, Sala de Tecnologia, que podem ser utilizadas
pelos alunos, a qualquer momento, favorecendo
a aquisição do conhecimento e na resolução das atividades.
Outra
vantagem a ser oferecida constitui numa escala
de horários para as aulas presenciais, de acordo com as possibilidades
dos alunos. Com isso, contempla-se a necessidade dessas aulas, para que os alunos eliminem dúvidas e
questões.
Ressalta-se que a comunicação será realizada
será por meio de um vídeo que facilitará todas as explicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário