quarta-feira, 18 de junho de 2014

Os jovens na atualidade, seus conflitos e desafios

        
         Os conflitos e desafios enfrentados pelos jovens na atualidade podem ser atribuídos, entre outros fatores, às constantes transformações que ocorrem no mundo atual. Ao atingir as formas de socialização dos jovens, a relação deles com o trabalho, educação e o próprio modo de vida, essas mudanças acarretam uma  desestabilização devido à insegurança que provocam. Com isso o jovem perde a ideia de que é responsável  pela própria história. E isso diminui as suas perspectivas de realizações.
            Situações de lazer saudáveis, em sociedade, tornou-se empreitada melindrosa, devido à violência ocasionada pelo uso, cada mais disseminado, de drogas, gerando  medo e afastando as pessoas umas das outras.As dificuldades encontradas na inserção do mercado de trabalho assim como a permanência e consequente valorização, agravam-se devido às deficiências latentes do ensino público,  única opção para  milhares de jovens.  As próprias condições deficitárias da Educação contribuem  para piorar o quadro e criam um desalento para os jovens, justamente, no momento em que deveriam preparar-se para realizarem seus projetos de vida.
            Além dessa realidade, a  desestruturação familiar apresentada, hoje,  sob diversas formas, pode ser apontada como um dos fatores  mais contundentes na fragmentação e deterioração de valores. Dessa forma, o jovem se encontra carente  de  bens, imprescindíveis, para a formação do seu  caráter e indispensáveis  para incutir-lhe  força e determinação  rumo ao futuro.

                                                                                                                                           Lécia Freitas

Análise de um texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário