PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 2000
O SENTIDO DO APRENDIZADO NA ÁREA
- De acordo com as
propostas dos PCNs as mudanças no sentido aprendizagem do ensino médio
devem privilegiar a linguagem de uma forma multidisciplinar uma vez que
somente através da linguagem verbal o individuo é capaz de representar,
organizar e transmitir de forma específica o pensamento. Nas práticas
sociais, ou seja, na interação verbal, o espaço de produção de sentido é
simultâneo. É messe espaço social que acontece a cultura. No mundo de hoje
onde o apelo informativo é imediato, a reflexão sobre a linguagem é uma
garantia de participação na vida social.
- A reflexão sobre a
linguagem nos dias atuais deve se ater, também, ao contexto
sociogeográfico e histórico do aluno. Nesse sentido, a norma padrão de
linguagem deve ser entendida, também, como uma variedade linguística de
determinado grupo social cuja representatividade é valorizada devido ao
poder econômico e simbólico que autorizam sua legitimidade. A escola deve
possibilitar ao aluno saber escolher e conservar as manifestações da
linguagem na vida prática de acordo com seu interesse.
- Na análise dos
recursos expressivos da linguagem, o texto teatral, os poemas de
diferentes épocas apresentam especificidades próprias que possibilitam
relacionar os contextos de produção e as escolhas estilísticas assinaladas
de acordo com os discursos da época. É importante que o aluno saiba
analisar essas especificidades e perceba o que elas têm em comum num
sentido social.
- Sobre os diversos
tipos de linguagem as teorias se tornaram paradigmas que deve ser
discutidos no sentido de que o confronto de opiniões e pontos de vista
fundamentos faz parte da necessidade de entendimento e superação dos “achismos”.
Porém, o aluno deve estar preparado para aprender a gostar antes de
manifestar suas escolhas individuais. Ao se apropriar do próprio discurso
do outro e adquirir uma formação crítica.
- A escola deve
proporcionar ao aluno o conhecimento dos diversos tipos de linguagem e
aqueles pertencentes a grupos sociais específicos menos
institucionalizados. Embora possa haver uma comparação com outras línguas,
inclusive as estrangeiras, o conhecimento das outras manifestações
lingüísticas como uma interação social, vai levar o aluno à compreensão e respeito
mútuo como meio de entender o presente e construir o devir.
- O aluno deve
compreender e saber utilizar as linguagens como diferentes formas de
expressão no sentido de permitir a relação entre sujeitos de diferentes
grupos sociais. Para isso ele deve aprender a se comunicar após uma
análise reflexiva sobre o quê e o como, consciente de que a elaboração do
texto que possibilita a comunicação será considerada dentro de uma rede de
expectativas autorizadas.
- O ensino da língua
portuguesa em sala de aula não deve se ater na exclusividade do domínio da
língua padrão uma vez que as relações linguísticas não são uniformes e
marcam o poder simbólico dos seus protagonistas. Esse ensino deve se
pautar no saber utilizar a língua em situações em que a competência
comunicativa deve ser vista pela perspectiva do valor social e simbólico
da atividade linguistica e dos outros discursos concorrentes.
- A importância da
aprendizagem da língua estrangeira se deve ao fato de que ela qualifica a
compreensão das possibilidades de visão de mundo e de diferentes culturas,
além de permitir o acesso à informação e à comunicação internacional
necessárias para o desenvolvimento pleno do aluno no mundo atual.
- Entender o
princípio das novas tecnologias da comunicação e informação e sua
influência no cotidiano. Essas tecnologias sempre estarão presentes e o
desafio é saber usá-las no sentido de promover o desenvolvimento
tecnológico do País, mas também desenvolver uma consciência crítica sobre
as possibilidades de seu uso na solução de problemas pessoais, sociais ou
políticos.
- Sobre o impacto das
tecnologias da comunicação e da informação na vida do indivíduo, cabe à
escola o esclarecimento das relações existentes, a indagação de suas
fontes, a consciência de sua existência, o reconhecimento de suas
possibilidades e a democratização de seus usos. Isso porque essas
tecnologias não podem ser reduzidas a produtos de mercados, mas elas
resultam de processos sociais e negociações que se tornaram concretas.
- A informática como
um tipo de linguagem deve fazer parte, também, do mundo escolar,
contribuindo para a resolução de problemas do mundo atual. Ter acesso a
todas as possibilidades que a tecnologia oferece é um direito social.
Lécia Freitas
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas. Professora Drª Ana Paula Ferreira.
Créditos: 05 - Excelente!
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