sábado, 2 de janeiro de 2016

ÉTICA

NO TRABALHO E NA VIDA

            A inexistência de um código de ética leva o homem a determinar, ele mesmo, com sensibilidade e discernimento, a criar os próprios valores que nortearão a sua vida. Sendo o único ser racional, ele é capaz de, por meio da reflexão, agir com ética. Isso quer dizer que a ética é também uma ação de escolha uma vez que acontece por meio da liberdade. Assim o homem escolhe ser ético, sendo que não se constitui uma tarefa fácil, principalmente, em nossa sociedade pautada pelos moldes do capitalismo em que o que vale é o poder econômico, o lucro. Isso se contrapõe à ética que tem como princípio pensar no outro. Essa assertiva, que deveria ser universal, torna-se quase impraticável quando falamos de conduta empresarial. No entanto, é possível já que existem empresas que ganham esse título.
            A reflexão sobre a ética profissional deve começar antes de se escolher a profissão. Isso porque o cumprimento dos deveres profissionais faz, naturalmente, parte da ética. Ao escolher uma profissão o jovem deve estar ciente dos deveres a que será obrigado a cumprir como privacidade, tolerância, fidelidade, correção de conduta, responsabilidades, entre muitos outros. E imprescindivelmente, saber discernir o que é correto e não correto, o que é certo e o que é errado, justo e injusto. No trabalho e na vida.
            O Brasil sempre foi considerado como um país de corruptos e pessoas que agem com má fé. E as pessoas levam o seu jeito de ser para o trabalho. Ter conhecimento de que uma empresa brasileira é homenageada pelo seu comportamento ético, realmente é uma surpresa. As pessoas comuns já não acreditam em brasileiros honestos, devido à quantidade de vezes que são enganados, principalmente pelas grandes empresas em sua prestação de serviço à população. Infelizmente, as empresas honestas são pouco divulgadas, talvez até pelo número exíguo, enquanto as empresas que têm comportamentos antiéticos e desonestos são constantemente noticiadas. As notícias recentes sobre o escândalo envolvendo a Petrobrás enchem de vergonha e revolta todos os brasileiros. Espera-se, sinceramente, que os novos diretores  refaçam  os códigos de ética da empresa e  o sigam, mantendo uma postura capaz de reaver a confiança dos brasileiros e investidores.
                                                                                          Lécia Conceição de Freitas



Um comentário:

  1. O que nos faz amigos é essa capacidade de sermos muitos, mesmo quando somos dois.
    Pe. Fábio de Melo
    Obrigada querida por compartilhar comigo 3 anos do Algodão Tão Doce!!!
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderExcluir