quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

AO INFINITO

Dos papéis que desempenhei na minha vida – e foram muitos – o mais importante, com certeza, foi o papel de mãe. Porque além de formar o novo ser, a mãe é responsável pela disseminação de um amor não dimensionável. E os homens estão precisando de amor. O mundo precisa de amor.
Naturalmente que os pais exercem um papel tão importante quanto, e também são capazes de tanto amor, e de responsabilidade. Mas a mãe tem a linguagem da ternura e afeição que não é íntima aos homens. E todos nós precisamos dessa linguagem em meio a este caos. Talvez por ter feito também o papel de pai, que na época era necessário, eu não tenha utilizado esta linguagem. E fui cobrada por isso. Então aproveito e peço desculpas pela minha dureza. Pelas vezes que não ofereci  um colo. Em que não percebi o pedido mudo do abraço. Pelas vezes que não me comovi diante de lágrimas, algumas até engolidas em silêncio. A meu favor digo que, por vezes, era eu a despedaçada. Era eu que pedia o abraço, o colo. Fomos os quatro forjados na crueza da vida, mas sobrevivemos. É claro que, por vezes, tivemos que colar pedaços, remendar corações. E sempre que agimos assim ficam faltando partes ou repuxadas nas costuras, que doem para todo sempre. Mas sobrevivemos.
Sempre tive consciência de que esta é a minha vida e tinha que passar por ela. Nunca me revoltei pelas dificuldades. Reconheço com gratidão as oportunidades, e o quanto me foi dado, as muitas ajudas recebidas até de desconhecidos. E aquelas pessoinhas que vieram para mim, são os esteios que a vida me deu, como compensação. Ainda bem pequenos compreendiam a situação e ajudavam. Das lembranças que tenho, uma me impressiona: meus filhos nunca me pediram nada. Nenhum brinquedo, nem uma bala, nada. Sabiam da impossibilidade. Não havia choro, lamúrias, nada. Todas as nossas forças eram direcionadas para a sobrevivência. Certamente, isso foi fundamental para a formação de cada um.
Coração da gente é feito floresta virgem que deve ser tratada com o maior respeito pela sua importância. Deve ser observada pela sua beleza, mas pela sua fragilidade não deve ser tocada. Se o fizer, faça com todo cuidado e com muito amor. Entretanto, uma mãe conhece, a fundo, o coração de cada filho. A mãe sabe o que estão sentindo. Entretanto, nos mantemos à distância, por respeito à individualidade de cada um. Têm que aprender. É preciso saber esperar a procura. Quando acontece vamos tentar mostrar o caminho. Porque não somos perfeitas. Apesar do amor, também erramos. Meu maior erro foi a dureza diante da vida, justamente o medo de errar, de não conseguir. Eu fazia o papel de homem, e não percebia minha filha, tão mocinha ao meu redor. Tão pequena, tão frágil, porém o esteio mais forte. Nos piores momentos de minha vida ela estava ali, sem lágrimas, em silêncio, amparando-me. Além do reconhecimento, há uma admiração, um orgulho pelo que ela é, a mulher linda em que se transformou, por dentro e por fora. Estes sentimentos, óbvio, se estendem aos três meninos, pessoas de bem, que respeitam o outro. Meus filhos, minha contribuição à humanidade! Estão sempre por perto me ajudando. Nestes tempos sombrios em que há dor, manifesta, e vem tardia, mas como tsunami, eles vêm com aquele carinho e preocupação que nunca recebi de ninguém. Minha filha me cerca ensinado essas coisas de mulher que não tive oportunidade de ter. Quem me conhece sabe que fiquei vinte anos sem usar uma roupa bonita, sem passar um batom que fosse. O batom para mim é um símbolo: passo até para dormir. E ela, hoje, presta atenção nessas coisas, fiscalizando, ensinando. E ouve minhas queixas sobre  desamores, incompreensões e rejeições, das relações de hoje, do mundo de agora. Esse mundo em que não me encaixo.
Acredito que ainda sou necessária a eles porque ainda há armazenado todo aquele sentimento que não cabia naquela época. Alguma coisa  teima em permanecer assombrando e temos que nos preteger uns aos outros. No entanto, sei que um dia não serei mais necessária e tem que ser assim. Somente quando isso acontecer terei findado o meu papel mais importante. Mas estarei aqui na retaguarda. Assim como disse o Mestre Gibran: “nossos filhos são filhos da nossa ânsia pela vida.” Somos o arco que retesa quando o Arqueiro lança a flecha no infinito. Sejamos o melhor arco.

Lécia Freitas




Nenhum comentário:

Postar um comentário