domingo, 19 de fevereiro de 2017

RESENHA: Aprendendo a Língua Portuguesa



Metodologia da Língua Portuguesa (195 p.  Curitiba: Ipbex.  20º ed. 2007) de Maria Lúcia de Castro Gomes apresenta em três capítulos um estudo sobre a Língua Portuguesa, a visão da autora sobre as suas peculiaridades, e a forma de ensiná-la. A autora espera que suas ideias, expostas no livro, promovam mudanças na educação e no sistema de ensino.
            No primeiro capítulo a autora, de acordo com teóricos, afirma que a fala adquirida enquanto criança é o motor real da comunicação verbal. Para Gomes a discussão teórica sobre a aquisição da fala torna-se importante para compreensão das dificuldades enfrentadas pelos alunos no momento de aprender a ler e escrever.
            Sobre a escrita a autora considera que está correlacionada com a leitura sendo que as duas práticas são complementares. Ela considera ainda que é papel da  escola formar leitores que sejam também capazes de produzir textos “coerentes, coesos, e adequados e ortograficamente escritos”.
            Para entender o processo de aquisição da escrita, a autora adentra em Linguística e na sonoridade da língua falada, devido à influência nesse processo. Ela acredita que os professores dos anos iniciais devem ter conhecimento dos aspectos fônicos da língua portuguesa que o torne capacitado a ajudar a criança na aquisição da escrita.
            No segundo capítulo, a autora aborda o tema sociolinguística mais precisamente da variação linguística, das normas, do preconceito e do conceito de erro. Gomes esclarece sobre o papel da escola no ensino da língua padrão dentro do conceito do ensino da língua para o letramento e inclusão social
            No terceiro capítulo o tema a capacidade de comunicação através das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever. A autora trata de questões teóricas que envolvem o ensino dessas quatro habilidades.
            Finalmente, no quarto capítulo, Gomes trata da prática de cada uma dessas habilidades: o tratamento da oralidade, a prática da leitura e a produção de textos.

            Excelente livro  recomendado aos estudantes de Pedagogia e Letras, aos  professores dos anos iniciais e também  aos professores  que atuam em séries mais avançadas. É um estudo  que pode ajudar também  a quem se interessa pelos processos de aquisição e aprendizagem da língua materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário