Metodologia
da Língua Portuguesa (195 p. Curitiba: Ipbex. 20º ed. 2007) de Maria Lúcia de Castro Gomes
apresenta em três capítulos um estudo sobre a Língua Portuguesa, a visão da
autora sobre as suas peculiaridades, e a forma de ensiná-la. A autora espera
que suas ideias, expostas no livro, promovam mudanças na educação e no sistema
de ensino.
No
primeiro capítulo a autora, de acordo com teóricos, afirma que a fala adquirida
enquanto criança é o motor real da comunicação verbal. Para Gomes a discussão
teórica sobre a aquisição da fala torna-se importante para compreensão das
dificuldades enfrentadas pelos alunos no momento de aprender a ler e escrever.
Sobre
a escrita a autora considera que está correlacionada com a leitura sendo que as
duas práticas são complementares. Ela considera ainda que é papel da escola formar leitores que sejam também
capazes de produzir textos “coerentes, coesos, e adequados e ortograficamente
escritos”.
Para
entender o processo de aquisição da escrita, a autora adentra em Linguística e
na sonoridade da língua falada, devido à influência nesse processo. Ela
acredita que os professores dos anos iniciais devem ter conhecimento dos
aspectos fônicos da língua portuguesa que o torne capacitado a ajudar a criança
na aquisição da escrita.
No
segundo capítulo, a autora aborda o tema sociolinguística mais precisamente da
variação linguística, das normas, do preconceito e do conceito de erro. Gomes
esclarece sobre o papel da escola no ensino da língua padrão dentro do conceito
do ensino da língua para o letramento e inclusão social
No
terceiro capítulo o tema a capacidade de comunicação através das habilidades de
falar, ouvir, ler e escrever. A autora trata de questões teóricas que envolvem
o ensino dessas quatro habilidades.
Finalmente,
no quarto capítulo, Gomes trata da prática de cada uma dessas habilidades: o
tratamento da oralidade, a prática da leitura e a produção de textos.
Excelente
livro recomendado aos estudantes de
Pedagogia e Letras, aos professores dos
anos iniciais e também aos professores que atuam em séries mais avançadas. É um
estudo que pode ajudar também a quem se interessa pelos processos de
aquisição e aprendizagem da língua materna.
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