quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL



Lécia Freitas

            A Educação é reconhecida, atualmente como um dos pilares da sociedade. Diante disso, ela dever ser linear e  coerente com os objetivos a que se propõe, ou seja formar o cidadão de forma integral, autônoma, e capaz de transformar a própria realidade e espaço em que se insere
            Para isso, a ação educativa deve observar contextos e realidades, principalmente do educando, para que  essa ação se torne significativa e que apresente resultados.
            Segundo o site “Portal da Educação” (2013, p.1) citando Haydt:
O planejamento de um sistema educacional é feito em nível sistêmico, isto é, em nível nacional, estadual e municipal. Consiste no processo de análise e reflexão das várias facetas de um sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução. O planejamento de um sistema educacional reflete a política de educação adotada (HAYDT, 2006, p.95).
           
            A escola dever fazer seu planejamento, logo no início do ano, observando a parte administrativa e pedagógica. Ressalta-se que, em suas atividades, a escola deve incluir a família como parte do processo de aprendizagem do aluno. As ações devem ser amparadas pelo Projeto Político Pedagógico da escola.
            O planejamento educacional é uma reflexão organizacional que irá fundamentar toda a ação educativa. Deve-se observar a Proposta Pedagógica amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96.
            Para  Izabel Alcina Soares Evangelista
No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensinar e aprender, determinadas por intenções educativas que envolvem objetivos, princípios, atitudes, conteúdos e comportamentos dos profissionais que desenvolvem suas ações no chão da escola. Por esta razão o planejamento escolar nunca será individual, sempre será uma prática conjunta e participativa envolvendo a todos no plano que a escola deseja elaborar.
(EVANGELISTA, 2011, p.02).
               
            Em qualquer etapa da ação educativa deve ser observada a bagagem  do aluno e o que foi efetivamente alcançado em termos de aprendizagem na etapa anterior. Os resultados devem ser analisados e a partir daí novas estratégias serão elaboradas.
             Nos anos iniciais do Fundamental, prioriza-se o letramento e  a alfabetização como partes estruturantes. A leitura e a escrita tornam-se focos essenciais  dessa etapa. “Os alunos dos anos iniciais devem alcançar um padrão avançado de leitura e também como a escrita se organiza, o que ela representa e o que significa” (ZEN, 2014, p.1).
             Compreende-se que as atividades, nesse sentido, dever ser permeadas com o lúdico para facilitar o entendimento e para chamar a atenção do aprendiz. Além da leitura e escrita, como determinantes no processo, devem ser definidas “tarefas pedagógicas que introduzam conhecimentos matemáticos e científicos de acordo com o nível da turma possibilitando o desenvolvimento do  raciocínio e do pensamento” (ZEN, 2014, p. 01).

CONCLUSÃO
            A ação de planejar, para que apresente resultados positivos, deve apresentar linearidade com o contexto sociocultural do aluno partindo de uma  lógica que atenda o desenvolvimento do aluno de acordo com suas possibilidades e aptidões.
             Ressalta-se que os anos iniciais do Fundamental são a base de toda uma estrutura do processo de ensino e aprendizagem no que tange a formação integral do indivíduo.
            Diante disso, torna-se imprescindível o planejamento de toda ação educativa para que alcance os objetivos  que a Educação detém.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EVANGELISTA, Izabel Alcina Soares Evangelista PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONCEPCOES E FUNDAMENTOS. Perspectiva Amazônica – Santarém, PA – Ano I. Vol. 2, p. 54-67. 2011. Disponível em: http://www.fit.br/revista/doc/2_32.pdf. Acesso em 23 out. 2016.
PORTAL Educação. Planejamento Educacional. 2013. Disponível em:
Acesso em 23 out. 2016.

ZEN, Daniel. A importância do planejamento pedagógico nas escolas públicas. A Gazeta do Acre. 2014. Disponível em:

   

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