Lécia Freitas
A
Educação é reconhecida, atualmente como um dos pilares da sociedade. Diante
disso, ela dever ser linear e coerente com
os objetivos a que se propõe, ou seja formar o cidadão de forma integral,
autônoma, e capaz de transformar a própria realidade e espaço em que se insere
Para
isso, a ação educativa deve observar contextos e realidades, principalmente do
educando, para que essa ação se torne
significativa e que apresente resultados.
Segundo
o site “Portal da Educação” (2013,
p.1) citando Haydt:
O planejamento de um
sistema educacional é feito em nível sistêmico, isto é, em nível nacional,
estadual e municipal. Consiste no processo de análise e reflexão das várias
facetas de um sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever
alternativas de solução. O planejamento de um sistema educacional reflete a
política de educação adotada (HAYDT, 2006, p.95).
A
escola dever fazer seu planejamento, logo no início do ano, observando a parte
administrativa e pedagógica. Ressalta-se que, em suas atividades, a escola deve
incluir a família como parte do processo de aprendizagem do aluno. As ações
devem ser amparadas pelo Projeto Político Pedagógico da escola.
O
planejamento educacional é uma reflexão organizacional que irá fundamentar toda
a ação educativa. Deve-se observar a Proposta Pedagógica amparada pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96.
Para
Izabel Alcina Soares Evangelista
No planejamento
escolar, o que se planeja são atividades de ensinar e aprender, determinadas
por intenções educativas que envolvem objetivos, princípios, atitudes,
conteúdos e comportamentos dos profissionais que desenvolvem suas ações no chão
da escola. Por esta razão o planejamento escolar nunca será individual, sempre
será uma prática conjunta e participativa envolvendo a todos no plano que a
escola deseja elaborar.
(EVANGELISTA, 2011,
p.02).
Em
qualquer etapa da ação educativa deve ser observada a bagagem do aluno e o que foi efetivamente alcançado em
termos de aprendizagem na etapa anterior. Os resultados devem ser analisados e
a partir daí novas estratégias serão elaboradas.
Nos anos iniciais do Fundamental, prioriza-se
o letramento e a alfabetização como
partes estruturantes. A leitura e a escrita tornam-se focos essenciais dessa etapa. “Os alunos dos anos iniciais
devem alcançar um padrão avançado de leitura e também como a escrita se
organiza, o que ela representa e o que significa” (ZEN, 2014, p.1).
Compreende-se que as atividades, nesse
sentido, dever ser permeadas com o lúdico para facilitar o entendimento e para
chamar a atenção do aprendiz. Além da leitura e escrita, como determinantes no
processo, devem ser definidas “tarefas pedagógicas que introduzam conhecimentos
matemáticos e científicos de acordo com o nível da turma possibilitando o desenvolvimento
do raciocínio e do pensamento” (ZEN,
2014, p. 01).
CONCLUSÃO
A
ação de planejar, para que apresente resultados positivos, deve apresentar
linearidade com o contexto sociocultural do aluno partindo de uma lógica que atenda o desenvolvimento do aluno
de acordo com suas possibilidades e aptidões.
Ressalta-se que os anos iniciais do
Fundamental são a base de toda uma estrutura do processo de ensino e
aprendizagem no que tange a formação integral do indivíduo.
Diante
disso, torna-se imprescindível o planejamento de toda ação educativa para que alcance
os objetivos que a Educação detém.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
EVANGELISTA, Izabel Alcina Soares Evangelista
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONCEPCOES E
FUNDAMENTOS. Perspectiva Amazônica – Santarém, PA – Ano I. Vol. 2, p.
54-67. 2011. Disponível em: http://www.fit.br/revista/doc/2_32.pdf.
Acesso em 23 out. 2016.
PORTAL
Educação. Planejamento Educacional.
2013. Disponível em:
Acesso em 23 out. 2016.
ZEN, Daniel. A importância do
planejamento pedagógico nas escolas públicas. A Gazeta do Acre. 2014. Disponível em:
http://agazetadoacre.com/noticias/a-importancia-do-planejamento-pedagogico-nas-escolas-publicas/.
Acesso em 23 out. 2016.
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