segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O DESENVOLVIMENTO DO SER




            O filme “O Enigma de Kaspar Hauser” fala de uma criança que foi enclausurada em uma torre sem nenhum contato verbal e  visual até a adolescência. Ela emite alguns sons, poucas palavras e tem os movimentos limitados.  O homem que o mantém preso, não sendo identificado, resolve levá-lo a cidade e o carrega nas costas. Isso leva a imaginar que o rapaz também tem dificuldade de movimentos. . Percebe-se que a exclusão social o priva da capacidade de conceitos de raciocinio lógicos, além da fala. Ao ser encontrado, nota-se que  não distingue o sonho da realidade.
            Kaspar é deixado num praça, na cidade de Nuremberg, passando a ser estudado pelas autoridades locais por não corresponder ao padrão de normalidade.
Paulatinamente, Kaspar é ajudado, começa a aprender a falar mas,    não consegue compreender o mundo. Demonstra sensatez quando diz: “Tenho que aprender a ler e escrever para depois compreender.”, e afinidade com os animais, crianças e com a música, o que sugere possuir sensibilidade.
             Durante o tempo que vive em sociedade, o rapaz consegue se desenvolver, aprendendo a falar e a conviver, mas não consegue entender o abstrato e não compreende o mundo, nem os significados dos bens culturais. A compreensão do mundo  só é possível se o desenvolvimento da criança for mediado por outro, fazendo com que ele, passe da condição de ser biológico para um ser cultural (VYGOTSKY, 1995). O indivíduo, para que se torne um ser cultural, dever ter acesso aos bens culturais, materiais e espirituais criados pela humanidade e fundamentais para a existência do homem.
            Após sofrer com a incompreensão das pessoas que o consideram uma aberração, Kaspar é ajudado por um professor, mas vem a falecer.
            Essa história, real, comprova a teoria socio-interacionista de Vygotsky que postula que o desenvolvimento procede de fora para dentro, pela internalização. – a absorção do conhecimento proveniente do contexto em que o indivíduo está inserido. Assim, as influências sociais, em vez de biológicas, são fundamentais na sua teoria. Para Vygotsky (1995) citado por Sachete e Brisolara (2013, p. 2) o desenvolvimento cognitivo acontece através da interação social entre duas ou mais pessoas, que trocam experiências, criando novos conhecimentos. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos.
            Segundo  Sachete e Brisolara (2013, p. 3) isso quer dizer que a interação do homem com o meio passa por outra pessoa e por signos. Mas os signos deve significar para o indivíduo para que possibilitem a interação. Citam-se  como, por exemplo o pensamento verbal, a linguagem escrita, a língua falada. Estes formam um sistema simbólico básico encontrado em todos os grupos sociais. “Na ausência de um sistema de signos, linguísticos ou não, somente o tipo de comunicação mais primitivo e limitado torna-se possível.” (VYGOTSKY, 1989, p. 5). Nesse caso, os intrumentos são aqueles que usamos para transformar a natureza numa integração com o homem. Essa integração permite a internalização e novas experiências.
            No filme, Kaspar consegue, com o tempo, falar e viver em sociedade, mas não e o suficiente para ele. Hauser não teve a socialização nos primeiros anos de vida o que dificulta o convívio com as outras pessoas.
            Assim , de acordo com Laura citando Saboya:
Somos levados a pensar que não apenas o sistema perceptual, mas as estruturas mentais e a própria linguagem são resultantes da prática social, ou seja, as práticas culturais "modelam" a percepção da realidade e o conhecimento por parte do sujeito. (LAURA 2013, p. 1  apud SABOYA,  2001 – p. 6).

            Em alguns momentos do filme é possivel perceber as falhas no comportamento de Kaspar, mesmo após a convivência com um professor e de algum aprendizado. De acordo com Sachete e Brisolara (2013, p. 5).
A constituição da criança como um ser humano é, portanto, algo que depende duplamente do Outro: primeiro, porque a herança genética da espécie lhe vem por meio dele; segundo, porque a internalização das características culturais da espécie passa, necessariamente, por ele, como o deixa claro a análise de Vygotsky. (SACHETE E BRISOLAR (2013, p. 5) apud PINO, 2005, p. 154).

            Diante disso, e de tudo que foi discutido na disciplina Psicologia do Desenvolvimento da Criança,  podemos afirmar que o desenvolvimento saudável de uma criança, em todos os aspectos depende primordiamente do meio em que vive, de suas relações familiares e sociais e dos estímulos que recebe nos primeiros anos de vida. Ressalta-se a importância do papel do professor nesse contexto, uma vez que esse profissional é parte integrante na vida da criança durante o convívio escolar e responsável por impressões que irão marcar profundamente a memória  de seus alunos.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


LAURA. Resumo do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”. Pedagogia com ares de maturidade. 2013.

Disponível em:

Acesso em 11 ago. 2016.

SACHETE, Andreia dos Santos. BRISOLARA, Valéria Silveira. ANÁLISE VIGOSKYANA DO FILME O ENIGMA DE KASPAR HAUSER. Signo [ISSN 1982-2014]. Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 65, p. 114-124, jul. dez. 2013. http://online.unisc.br/seer/index.php/signo.
Disponível em:
Acesso 2m 11 ago. 2016.





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