ÉTICA A NICÔMACO
De acordo
com o Livro II, pode-se considerar que Aristóteles fez um estudo acerca das ações
humanas e uma classificação das virtudes Segundo o autor, a felicidade
identifica-se com as virtudes e que essas são adquiridas em resultado do hábito.
As virtudes não surgem em nós por natureza, mas as adquirimos pelo exercício. Assim,
temos que estar atentos aos atos que praticamos, pois tornamo-nos justos ao
praticarmos atos justos. O excesso, tanto quanto a deficiência, nas ações
humanas são destrutivos e devem ser combatidos. A virtude é a mediana, o meio
termo (dos atos) e deve ser buscado pelo indivíduo, não constituído isso tarefa
fácil.
Ao
buscarmos elementos norteadores para a nossa conduta, como futuros professores,
dentro da atual conjuntura da Educação, torna-se imprescindível a observância das
medianas – as virtudes – no sentido de sermos justos, corretos, corajosos. E,
assim, agirmos com temperança e sensibilidade na prática da profissão cujo
objetivo é contribuir para a construção de um indivíduo pleno, parte de uma
sociedade capaz e sólida.
Devemos, principalmente, infundir nos alunos, a busca
e a prática das virtudes. Para isso devem formar uma razão autônoma. Aristóteles
diz que somente nos tornamos educadores quando educamos com correção. As
virtudes que adquirimos pelo exercício, podem ser desenvolvidas nos alunos
através da educação.
Lécia Freitas
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina "Ética na Educação" do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas. Professor Geová Nepomuceno Mota.
Créditos: 20, ótimo.
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