sexta-feira, 30 de maio de 2014

ANÁLISE DO FILME "O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN"

INTRODUÇÃO

            A proposta do filme “Clube de Leitura” é falar sobre Literatura, enfocando, neste caso, a obra de Jane Austen, escritora inglesa, responsável por títulos como “Orgulho  e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade” e “Persuasão”, entre outros. O filme mostra como a autora é perspicaz em tratar das fraquezas  e relações humanas. O filme, ainda, deixa transparecer que as histórias da autora nada têm a ver com o mundo atual, porém como a maioria dos grandes escritores, suas obras possui caráter atemporal e tem muito a dizer aos leitores de todas as épocas.
            O filme, um drama, lançado nos EUA, data do ano de 2007, é dirigido por Robin Swicord e é baseado no livro de Karen Joy Fowler. Para apreciá-lo é essencial, portanto, gostar de leitura.
            A história “Clube de Leitura” relata a vida de mulheres com idades diferentes que decidem criar um clube da leitura das obras da autora inglesa Jane Austen. Em reuniões mensais, os membros do clube – cinco mulheres e um homem – com suas vidas entrelaçadas, discutem sobre as histórias descritas no livro de Jane Austen, como se estivessem dentro do livro vivendo as histórias.
            Com o passar do tempo, passam a trazer para o mundo real o que aprenderam com as leituras. Dessa forma conseguem analisar e falar sobre seus problemas na tentativa de resolvê-los e percebem como as lições aprendidas nos livros influenciaram as mudanças ocorridas em suas vidas.


 2 O RESUMO

O filme “Clube de Leitura de Jane Austen”
           
            O filme revela a vida de um grupo de pessoas que todo mês se reúne para discutir um dos livros da escritora. O grupo é constituído de cinco mulheres e um homem.
            Bernadate foi casada seis vezes e hoje vive sozinha. Jocelyn jamais se casou e está deprimida devido à morte de Pridey, seu cachorro. Sylvia é casada com Daniel, tem três filhos, mas sua vida está abalada pelo fato de que o marido está apaixonado por outra mulher. Allegra, filha de Sylvia e Daniel, é uma jovem gay que decide voltar para casa para servir de suporte à mãe por causa dos problemas em seu casamento. Seus pais sabem de suas preferências sexuais e não vêem problema  algum nisso. Prudie é uma jovem professora de francês de colegial. Casou-se recentemente com Dean e teve que cancelar uma aguardada viagem a Paris devido a um problema nos negócios. Griggy, o homem do grupo, é um técnico nerd que gosta de participar de convenções de ficção cientifica.
            Bernadete sugere às amigas a criação do clube do livro “Sempre Austen, o tempo todo”, devido aos livros da escritora Jane Austen, legando que ela é perfeita para curar os males do mundo. Nessas reuniões eles discutem as lições aprendidas nos livros tentando resolver seus relacionamentos e os próprios problemas. Com o passar do tempo percebem as mudanças ocorridas em suas vidas.
            Sylvia reata o casamento com Daniel. Prudie vê uma nova perspectiva no seu casamento. Bernadete casa-se novamente. Allegra continua procurando um relacionamento mais estável. E Griggy e Jocelyn começam a namorar. Um final que, aparentemente, todos desejavam.

3 CONCLUSÃO

            Ao entrelaçar “histórias reais” com situações da obra de Jane Austen, o filme mostra como uma boa leitura influencia na vida das pessoas. O filme evidencia a importância da leitura como transformadora da realidade e também como impulsionadora de reflexão. A leitura, segundo o livro, pode fazer você se projetar para fora da realidade e mudar seu destino, bem como pode fazer você enxergar o óbvio, muitas vezes escondidas em suas impressões do dia a dia.
            O filme correlaciona essa proposta individual com valores sociais de amizade, companheirismo, respeito, entre outros. Destaca, ainda, a leitura como ponte afetuosa entre dois mundos, gerando reconciliações e estimulando a sensibilidade nas relações.           
            Essas situações levam a concluir que a leitura exerce grande poder sobre a vida das pessoas.


 4 BIBLIOGRAFIA

Título no Brasil: “O Clube de Leitura de Jane Austen”
Título original: “The Jane Austen Book Club”
País de origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de duração: 106 minutos
Ano de lançamento: 2007
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Robin Swicord


Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Língua Portuguesa do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas. Professora Cristina Mara.
Créditos: Total, Muito Bem!



  

Um comentário:

  1. Salve. Resido em São Paulo, capital, Cidade Tiradentes. Cheguei à sua página por acaso. Estou pesquisando textos sobre Guia e Regras Para Criar Um Clube de Leitores. Não conheço este filme e fiquei curioso para assistir. Seu texto é interessante e elucidativo. Gosto de ler, de ver filmes, de entrelaçar cinema com literatura e outras artes. Fotografia, dança, pintura, teatro, etc. Sobretudo quando se trata de filmes que abordam literatura ou são baseados em obras literárias ou nos modos de arte citados. Tem outros títulos neste contexto que você poderia me indicar? Quando puder, visite o nosso blog. No aguardo, OUBIgrato pela atenção. Boas festas, feliz 2016. Se cuide... Voe!

    ResponderExcluir