INTRODUÇÃO
No estudo do filme “Nell”, é possível analisar a importância
do conhecimento do meio linguistico para a comunicação humana eficaz. Nell, a
protagonista, com sua mãe e uma irmã gêmea, falecida ainda criança, vivem
isoladas do mundo real. A mãe apresenta problemas de articulação da fala, e
por ser o único contato social de Nell, é
a referência na aquisição da própria linguagem, o que gera um dialeto próprio e
de difícil entendimento.
Nell é descoberta pelo médico, Dr. Lovell, que se
interessa pelo seu caso. Com o passar do tempo, eles conseguem se comunicar e a
interação de Nell com outras pessoas possibilita uma comunicação cada vez
melhor.
As autoridades responsáveis queriam interná-la em um
hospital por considerá-la dependente e incapaz de se cuidar sozinha. Porém, o
Juiz permitiu um prazo de três meses, para que o médico, Dr. Lovell, e sua psicóloga,
Drª Paula, que cuidavam do caso, observassem Nell e avaliassem suas condições
de sobrevivência. O tempo foi suficiente para que eles reconhecessem as
capacidades de Nell e lutaram por isso, mas a Justiça insistia no julgamento.
Durante a audiência, no tribunal, Nell consegue através
da interpretação de seu dialeto, pelo Dr. Lovell, convencer a todos de sua
autonomia e maturidade.
Nell adquire, portanto, o direito de morar sozinha em
sua casa – na floresta – onde sempre viveu feliz.
RESUMO
O FILME “NELL”
O filme trata de uma mulher, de cerca de trinta anos,
que foi criada na floresta, longe de toda sociedade e civilização, tendo contato
somente com sua mãe e sua irmã gêmea, falecida entre seis e dez anos de idade.
Provavelmente, a mãe de Nell sofrera um derrame e, por isso, tinha uma fala
singular. Escondia-se do mundo, na floresta, por ter sido vítima de um estupro
e não tinha parentes para lhe amparar. Sendo assim, Nell viveu uma vida simples,
embora fosse proprietária das terras onde morava. Possuía um dialeto próprio,
inspirado nas dificuldades das fala da mãe e da própria vivência.
Certo dia, o rapaz que fazia a entrega de mantimentos
para a Sra. Kelty, mãe de Nell, encontrou-a morta no chão da cabana. Ele voltou
correndo para a cidade e avisou a polícia. O Dr. Lovell, o médico encarregado
de constatar a morte da senhora, ao circular pela cabana, encontrou Nell que
ficou muito assustada.
A partir daí, o caso de Nell tornou-se curioso e
interessante para o médico e para os outros a quem ele pediu ajuda. O que fazer
com Nell? Ela era capaz de viver sozinha na floresta? Deveria ser internada em
um hospital? Seria autista, deficiente mental, louca? A trama do filme gira em
torno dessa decisão.
As autoridades
queriam interná-la, mas o Dr. Lovell insistiu na defesa de Nell conseguindo um
prazo de três meses em que ele e a Drª Paula (psicóloga) passaram a observar o
comportamento de Nell no seu cotidiano. Inicialmente suas opiniões eram antagônicas,
mas durante a observação tentaram um consenso. A aproximação de Nell e a descoberta do que
acontecera realmente com a jovem, provocou no médico e na psicóloga uma reflexão
sobre as diferentes possibilidades que poderiam ter em suas vidas.
Durante a audiência em que as autoridades decidiram
seu destino, depois de muito tempo em silencio, pois estava com saudades da
floresta, Nell resolveu falar. Aospucos com a ajuda do Dr. Lovell que traduzia
seu dialeto, ela explicou ao tribunal que a floresta era o seu lugar, sua vida
era simples e solitária, porém era feliz e se sentia protegida. Nesse momento
fica evidente sua desenvoltura, autonomia e maturidade. Nell consegue convencer
o juiz e retorna ao lar.
Na última cena, Nell está em sua casa, no meio da
floresta, comemorando seu aniversário, com os novos amigos: o policial com a
esposa, o Dr. Lovell com a esposa, Drª Paula, e sua filhinha Ruthie.
CONCLUSÃO
Nesse trabalho observa-se a importância de
compartilhar um código para que seja eficaz a comunicação entre os falantes. A
linguagem de Nell é decisiva nos acontecimentos apresentados no filme. Ela
adquiriu linguagem própria a partir do contato com sua mãe que sofria uma espécie
de paralisia facial. Assim, Nell reproduzia as mesmas dificuldades que a mãe
tinha para falar, mesmo não tendo paralisia facial. Nesse sentido, podem ser
comprovadas as teorias linguísticas de aquisição da fala pelo contato social.
Ao interagir com o médico e a psicóloga,
inicialmente, apresentou sérios problemas de comunicação verbal; entretanto, à
medida que aconteciam as interações, ela passa a acumular conhecimentos linguísticos,
ampliando seu léxico, restrito até então por ter se comunicado apenas com sua mãe.
Outra questão apresentada no filme é a não civilização
de Nell, um comportamento distinto e uma falta de sociabilidade; enfim, Nell não
possuía os requisitos padronizados para se viver em sociedade. Deve-se
considerar, no entanto, os rituais que ela praticava, como cuidar do corpo da mãe
já morta, o retorno ao local onde sua irmã estava sepultada e os banhos de rio à
noite. Esses hábitos sugerem o condicionamento social vigente que, mesmo
isolada, mantinha a tradição cultural de um grupo, não sendo, portanto, uma selvagem. No desenrolar da trama, evidencia-se uma forma de
comunicação maior, universal, a linguagem humana que envolve todos os
sentimentos e tudo que está em torno do homem.
4. BIBLIOGRAFIA
Ficha técnica Nell (Nell)
País/Ano de produção: EUA,1994
Duração/Gênero: 115min., Drama
Direção de Michael Apted
Roteiro de Willian Nicholson e Mark Handley
Elenco: Jodie Foster, Liam Neeson, Miranda Richardson, Robin Mullins, Richard Libertini, Nick Sersi
Disponível em:
<http://www.ebah.com.br/resumo-filme-nell-doc-a33377.html>
Acesso em: 16 de maio de 2010
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento da disciplina Linguistica do 1º Período do Curso de Letras - FAPAM - Professora Cristina Mara
Crédito: Muito Bem!
4. BIBLIOGRAFIA
Ficha técnica Nell (Nell)
País/Ano de produção: EUA,1994
Duração/Gênero: 115min., Drama
Direção de Michael Apted
Roteiro de Willian Nicholson e Mark Handley
Elenco: Jodie Foster, Liam Neeson, Miranda Richardson, Robin Mullins, Richard Libertini, Nick Sersi
Disponível em:
<http://www.ebah.com.br/resumo-filme-nell-doc-a33377.html>
Acesso em: 16 de maio de 2010
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento da disciplina Linguistica do 1º Período do Curso de Letras - FAPAM - Professora Cristina Mara
Crédito: Muito Bem!
Lécia Freitas
BRILHANTE!! Adorei!!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Obrigada!
ExcluirQue bom! Volte sempre!
ResponderExcluirgostava de poder copiar
ResponderExcluirAna Matilde, entre em contato, vamos conversar!
Excluirleciafreitas04@hotmail.com
como e a realidade em q a personagem vive no filme?
ResponderExcluir