ANÁLISE
DO DISCURSO
A AD, como seu próprio nome indica, não trata
da língua, não trata da gramática, embora todas as coisas lhe interessem. Ela
trata do discurso que tem em si a ideia de curso, de percurso, de correr por,
de movimento. O discurso é assim palavra em movimento, prática de linguagem:
com o estudo do discurso, observa-se o homem falando.
Na AD, procura-se compreender a língua
fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral,
constitutivo do homem e da sua história.
Levando em conta o homem na sua história,
considera os processos as condições de produção da linguagem, pela análise da
relação estabelecida pela língua com os sujeitos que a falam e as situações em
que se produz o dizer.
Assim os estudos dos discursos visam pensar o sentido
dimensionado no tempo e no espaço das práticas do homem, descentrando a noção
de sujeito e relativizando a autonomia do objeto da Linguística.
Dessa forma, a AD reflete a maneira como a
linguagem está materializada na ideologia e como a ideologia se manifesta na
língua.
Partindo da ideia de que a materialidade
específica da ideologia é o discurso e a materialidade do discurso é a língua, trabalha-se a relação
língua-discurso-ideologia.
Pêcheux (1975) “não há discurso sem sujeito e
não há sujeito sem ideologia: o indivíduo é interpelado em sujeito pela
ideologia e é assim que a língua faz
sentido".
A AD não procura atravessar o texto para
encontrar um sentido do outro lado. A questão que ela coloca é: – como este
texto significa?
Assim, para a AD:
a) a língua
tem sua ordem própria mas só é
relativamente autônoma.
b) a
história tem seu real afetado pelo simbólico, os fatos reclamam sentido.
c) o
sujeito de linguagem é descentrado pois o afetado pelo real da língua e também
pelo real da história, não tendo o controle sobre o modo como elas o afetam. Isso redunda em
dizer que o discurso funciona pelo inconsciente e pela ideologia.
A AD
é herdeira das três regiões de conhecimentos --- Psicanálise, Linguística,
Marxismo. As relações de linguagem são relações de sujeitos e de sentidos e
seus efeitos são múltiplos e variados. Daí a definição de discurso: o discurso é efeito de sentidos entre
locutores.
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