sábado, 7 de fevereiro de 2015

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O “Fazer Musical”

O ambiente sonoro faz com que bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Qualquer som é fonte de observação e descobertas por parte dos bebês que exploram gestos sonoros tais como bater palmas, pernas, pés, além de movimentar-se acompanhando uma música.
A integração da música às brincadeiras e jogos conferem personalidade e significados simbólicos aos objetos sonoros e à sua produção musical.
A faixa etária determina o domínio da entoação melódica. A  partir da memorização de uma melodia a criança improvisa criando e recriando suas vivências. Brincando, inventa canções.
No período de 0 a 3 anos o trabalho com música deve se organizar de forma a que as crianças consigam discriminar sons diversos, brincar e reproduzir canções. A prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas utilizando, além de objetos sonoros, canções com textos adequados à sua compreensão e expressão corporal. É muito importante brincar, dançar e cantar com as crianças, levando em conta suas necessidades de contato corporal  e vínculos afetivos.
Já no período de 4 a 6 anos, os objetivos deverão se aprofundar garantindo às crianças capacidade de explorar e identificar elementos da música para se expressar numa interação e ampliação de conhecimentos, bem como perceber e expressar sensações. Nessa fase ampliam-se os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos incluindo a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical. O “fazer musical” requer atitudes de concentração e envolvimento com as  atividades propostas. É necessário distinguir barulho de música, mostrando a importância do silêncio à organização musical.
O “fazer musical” dentro dos conteúdos de trabalho na área da Música, é uma forma de comunicação e expressão que acontece por meio de improvisação, sendo a imitação a base do trabalho de interpretação.
O professor poderá trabalhar, também, os jogos de improvisação visando materiais sonoros variados e a sonorização de histórias. É importante oferecer à criança uma variedade musical: a regional, músicas sem texto. Que possibilitam trabalhar a sensibilidade, a imaginação e as sensações sugeridas através da música.
A escuta musical deve ser integrada de maneira intencional às atividades cotidianas dos bebês e crianças pequenas. O trabalho com a apreciação musical deverá apresentar obras que despertem o desejo de ouvir e de interagir, pois para essas crianças, ouvir é também movimentar-se. O contato das crianças com produções musicais diversas deve também prepará-las  para compreender a linguagem musical como forma de expressão  individual e coletiva e como maneira de interpretar o mundo.
A música, na Educação Infantil, mantém forte ligação com o brincar. Em todas as culturas, as crianças brincam com a música. Entre os jogos e brinquedos musicais,  da cultura infantil, incluem-se os acalantos, as parlendas, as cantigas de roda, as adivinhas, os contos, os romances, etc.
O brincar de “estátua” é um exemplo de jogo em que o contraste entre o som e silêncio se desenvolve a expressão corporal, a concentração, a disciplina, e a atenção. Deve-se observar a organização do espaço a estimular o interesse e a participação das crianças. As fontes sonoras podem ser brinquedos, objetos do cotidiano e instrumentos de boa qualidade, porém a voz é o primeiro instrumento e o corpo, a fonte de produção sonora.

Lécia Conceição de Freitas







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