sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O TEXTO

Texto é uma ocorrência linguística de qualquer extensão oral ou escrita, datada de uma unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
            Texto é uma ocorrência linguística produzida por alguém, com alguma intenção, em uma situação concreta.

                                                                      EU    TU
                                                                          ELE

            Linguagem é um conjunto de símbolos que representam o pensamento humano e são usados para comunicação.

As condições de produção do Discurso

1)    O locutor: aquele que diz, sua posição socio-histórica;
2)    O alocutário: aquele para quem se diz o que se tem para dizer;
3)    O referente: o que dizer, sempre determinado pelos sistemas semânticos de ocorrência e de restrição;
4)    Uma forma de dizer: é preciso que se escolham estratégias para se dizer;
5)    Um contexto: as circunstâncias imediatas ao aqui e o agora do ato do discurso;
6)    Um contexto lato: as determinações histórico-sociais, ideologias, o quadro das instituições em que o discurso é produzido – família, escola, igreja, política, língua.
TIPOS TEXTUAIS

Os textos, independentemente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais.
Tipo textual é a forma como o texto se apresenta. As tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação (ou exposição) argumentação, injunção/informação.
É importante que não se confunda gênero textual com tipo textual.

Narrativo: tipo textual predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, novela, conto de fadas etc.

Descritivo: tipo textual predominante em gêneros como retrato, anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita, guias turísticos, listas de compras, legenda, cardápio, entre outros.

Argumentativo: tipo textual predominante em gêneros como manifesto, sermão, ensaio, editorial de um jornal, crítica, monografia, redações dissertativas, tese de doutorado etc.

Explicativo ou expositivo: tipo textual predominante em gêneros como aulas expositivas, conferências, capítulo de livro didático, verbetes de dicionários, enciclopédias, entre outros.

Instrucional ou injuntivo: tipo textual predominante em gêneros como horóscopo, propaganda, bula, receita culinária,  manual de instruções de um aparelho, livros de autoajuda etc.

Sequências textuais

Ao se falar em tipo textual , costuma-se utilizar o adjetivo predominante.
Observe:
·                     gênero romance - tipo textual predominante: narrativo
·                     carta de opinião - tipo textual predominante: argumentativo
·                     manual de instruções - tipo textual predominante: injuntivo

Sequência narrativa é marcada pela temporalidade; como seu material é o fato e a ação, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar, ou seja, desenvolve-se necessariamente numa linha e num determinado espaço.

Sequência descritiva: nesse tipo de sequência, marcada pela  espacialidade, não há sucessão de acontecimentos no tempo,mas sim a apresentação de uma imagem que busca reproduzir o estado do ser descrito, em um determinado momento.

Sequência argumentativa: é aquela em que se faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou em que se questiona algum fato. Intenta-se persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que se diz com argumentos de acordo com o assunto ou tema, a situação ou o contexto e o interlocutor; Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.

Sequência explicativa ou expositiva: intenta explicar dar informações a respeito de alguma coisa. O objetivo é fazer com que o interlocutor/ adquira um saber, um conhecimento que até então não tinha. É fundamental destacar que, nos textos explicativos, não se faz defesa de uma ideia, de um ponto de vista, - características básicas do texto argumentativo. Os textos explicativos tratam da identificação de fenômenos, de conceitos, de definições.

Sequência injuntiva ou instrucional:a marca fundamental da sequência injuntiva ou instrucional é o verbo no imperativo ( injuntivo é sinônimo de "obrigatório", "imperativo"), ou outras formas que indicam ordem, orientação. Lembre-se de que o texto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor(quem fala).

Os gêneros textuais não estão fixos ou definitivos em cada tipo textual podendo mudar sua classificação textual de acordo com seu conteúdo e contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário