COMUNICAÇÃO
Quando duas pessoas se comunicam, elas levam em conta não apenas o que é dito, mas também outros elementos da situação. Tais elementos são, por exemplo, o contexto, quem fala e com quem se fala, a imagem de si própria que cada uma das pessoas tem ou deseja transmitir para a outra, etc. Esses vários elementos da situação fazem parte do jogo social da linguagem.
A comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem. Mas o que é linguagem?
Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.
Linguagem verbal e não verbal
Além da linguagem verbal, cuja unidade básica é a palavra (falada ou escrita), existem também as linguagens não verbais, como a música, a dança, a mímica, a pintura, a fotografia, a escultura, etc., que possuem outros tipos de unidade – o gesto, o movimento, a imagem, etc. Há, ainda, as linguagens mistas, como as histórias em quadrinhos, o cinema, o teatro, e os programas de TV, que podem reunir diferentes linguagens, como o desenho,, a palavra, o figurino, a música, o cenário, etc.
Mais recentemente, com o aparecimento da informática, surgiu também a linguagem digital, que permite armazenar e transmitir informações em meios eletrônicos.
As pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem são chamadas de interlocutores.
Aquele que produz a linguagem – aquele que fala, que pinta, que compõe uma música, que dança – é chamado de locutor, e aquele que recebe a linguagem é chamado de locutário. No processo de comunicação e interação, ambos são interlocutores.
CEREJA, Willian R., MAGALHÃES, Thereza C., Português e Linguagens : volume 1 / Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed. reform. - São Paulo : Saraiva, 2010
Marie, minha amiga! Obrigada por ter vindo e por deixar-me tão lindas palavras! Venha sempre e fique à vontade: esta casa também é sua!
ResponderExcluirAbraços, Lécia