sábado, 10 de fevereiro de 2018

ÉTICA: Devo, posso, quero?


ÉTICA: DEVO, POSSO, QUERO?
Ser ético é uma das questões mais importantes no contexto de nossa sociedade atualmente. A ética é inerente ao homem, uma vez que é estruturada entre as relações sociais.  Somos éticos quando questionamos nossas ações em relação ao outro, portanto, a ética faz parte da conduta humana. Sendo assim, o comportamento considerado ético pode variar, de acordo com o país e seus costumes, Isso quer dizer que o que é ético aqui, pode ser absurdo em outro lugar.
A Ética é a ciência que estuda os valores morais que regem o comportamento dos homens na sociedade. Moral e Ética sempre andam juntas, porém seus sentidos são distintos. A moral vem dos costumes; a ética analisa, questiona esses costumes. A partir do momento que a moral se torna mais abrangente, atingindo um grupo, surge a necessidade de normatizar esses costumes para o próprio bem e equilíbrio do grupo. Assim nasce a Ética.
Ser ético pressupõe escolha: escolhemos ser éticos quando tomamos determinada decisão. Por exemplo: não é costume, em nossa cultura andarmos nus pela rua. Isso faz parte da moral. Se alguém o fizer, certamente sofrerá consequências. “Furar a fila”, fazer fofoca é uma escolha pessoal: é contra a ética. Nesse sentido, a moral pode confirmar um hábito, mas a ética o questiona e esse procedimento é mediado por princípios que levam ao reconhecimento do outro.
Nem sempre a ética é boa. Isso acontece quando ela beneficia apenas um grupo dominante. Para ser boa, a Ética deve ser igual para todos, com valores universais. Assim a moral são os nossos costumes e valores, que a ética direciona, tornando-os normas e podendo readaptá-los, de acordo com os questionamentos realizados pela própria ética. Segundo Mário Sergio Cortella, conhecido filósofo e palestrante, ser ético é exatamente como o homem compreende três grandes questões da vida: devo, posso, quero? Dessa forma, uma comunidade sem ética torna-se  inviável, uma vez que ela determina valores necessários à convivência humana com dignidade e respeito. A ação movida pela ética é um dos fatores que nos diferencia dos outros animais e confere distinção à raça humana.
O comportamento ético dentro das empresas deve partir não somente do empregado, mas, principalmente, do empregador, que deve pautar suas ações e de sua empresa com lisura, honestidade e responsabilidade fiscal. A ética deve fazer parte integrante dos valores, da missão e da visão de uma empresa, e presente no dia a dia, sendo observados desde o executivo até os colaboradores de níveis hierárquicos inferiores. Manter o respeito entre os funcionários, no que diz respeito à diversidade, às práticas de assédio moral e sexual, e reprimir as arbitrariedades hierárquicas são pontos importantes a serem observadas num código de ética de uma empresa. Além disso,  uma empresa ética não deve  tentar burlar leis, criando normas coercitivas à propina e corrupção, nem prejudicar quem quer que seja, principalmente, tentar enganar o cliente, sob qualquer aspecto, ainda que em detrimento do lucro.
Ao empregado é preciso compreender que o ponto de partida para uma conduta ética é sempre a valorização e o respeito ao próximo, mesmo que as pessoas que o rodeiam ou a empresa onde trabalha, pensem e ajam de  forma diferente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário