sábado, 10 de fevereiro de 2018

INTEGRAÇÃO DOS ELEMENTOS: subsídio para a vida terrena.



A importância do solo para a continuidade da vida no planeta, embora não seja reconhecida, torna-se latente diante da enorme crise que se avizinha na produção de alimentos, e que pode ser constatada pelas constantes notícias da fome que assola os países mais pobres. Essa situação também ocorre em países populosos, como o Brasil, onde há uma produção de alimentos suficientes,  porém mal distribuída devido à geografia diversa do país, com todas as suas especificidades,  e a ações ineficientes ou inexistentes do Governo, para contornar essa situação.
Nesse contexto pode-se afirmar que o cuidado com o solo é primordial, tendo em vista que todos os elementos da natureza, e em consequência suas reações,  dependem da harmonia existentes entre eles. Isso quer dizer que quando qualquer outro recurso é afetado há uma reação em cadeia que pode ocasionar a degradação do solo. Segundo o texto apresentado para aporte “Importante é reconhecer que a degradação ambiental está relacionada com a concepção que as pessoas, individual ou coletivamente, têm da sua relação com a natureza, com o meio ambiente.” A utilização de tecnologias inadequadas e a destruição da cobertura vegetal, principalmente por queimadas na limpeza da área entre o plantio, são grandes responsáveis por esse  fenômeno, levando à erosão ou desertificação de grandes espaços, tornando impraticável toda a atividade humana. Ressalta-se a importância da utilização de práticas para conservação das nascentes, uma vez que é fundamental a conservação de água no solo, para manter a fertilidade necessária para a agricultura e outras ações  humanas. Deve-se observar a extração consciente dos recursos minerais e, principalmente, da madeira nas grandes florestas, responsáveis pela manutenção do clima, que interfere na qualidade do solo.
Além da escassez dos alimentos, outro grave problema que se avoluma em muitas cidades brasileiras, de diversas regiões, a falta de água para o abastecimento nas residências, se constitui como uma triste realidade. Uma vez que os recursos da natureza se integram, pode-se afirmar que a degradação do solo, devido ao desmatamento das matas ciliares, vem ocasionando a morte das nascentes, alterando todo o clima  e, consequentemente,  provocando a seca.
 Diante desse quadro, a população tem mostrado  atitudes  quanto a evitar  desperdício de água e demonstrado sinais   de mudanças de comportamento, no que diz respeito á conscientização ambiental. Em razão disso, cada vez mais, constata-se a importância da preservação harmônica de todos os elementos da natureza, sem os quais, torna-se impraticável as atividades humanas e a ocorrência de vida no planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário