sábado, 10 de fevereiro de 2018

O TAMANHO DO MUNDO


Não se pode imaginar o mundo hoje sem a internet e sem suas redes sociais. As pessoas mais velhas, quando se  lembram, são unânimes em afirmar que era tudo muito diferente. A internet colocou o mundo inteiro, com todas as suas maravilhas e possibilidades em nossas mãos.
Quando imaginamos que há pouco mais de 50 anos a televisão com imagem colorida chegou ao país, e que apenas na década de 90, a população teve acesso aos computadores, podemos afirmar que  evolução tecnológica deu um pulo fantástico. Em muito pouco tempo a internet invadiu o mundo, e hoje ela é acessível em diversos aparelhos. Assim também como nas escolas, espaços públicos, lans houses, etc. E também um número enorme de redes sociais. Com isso, podemos falar com várias pessoas do outro lado do mundo, e ao mesmo tempo. Podemos trocar ideias também, com a pessoa sentada na mesa ao lado, sem ela saber quem é. Isso tudo é extraordinário.
As redes sociais, como ferramentas de comunicação, trazem notícias no momento em que acontecem. O mundo então fica sujeito a um clique. O que antigamente, levava dias, meses, para ser alcançado, notificado, hoje se resolve em um segundo. Pode-se saber noticias de parentes que estão longe, ter milhares de amigos, e se comunicar com todos eles, sem sequer sair do quarto. E é aí que está o lado negativo das redes sociais.
Antes dos computadores, e sua incrível capacidade de absorção, as famílias, e os amigos, se encontravam para matar saudades, faziam refeições em conjunto, confraternizavam, resolvendo questões, fortalecendo vínculos. Hoje, ainda fazem algumas dessas atividades, porém virtualmente. Não se veem, não se falam no mundo real, e com isso as relações vão se enfraquecendo, tornam-se quase que abstratas, porque perdem significação, o sentido que concretiza nossos sentimentos.  Com os computadores e as redes sócias o mundo ficou menor, mais fácil, talvez mais interessante. Mas perdeu colorido, calor, sensibilidade. O som que mais se ouve não é de gargalhadas, o máximo da alegria, mas o aviso da mensagem que acabou de chegar. Isso nos limita, escraviza e nos deixa mais  pobres.

Logo, pode-se afirmar que  as redes sociais é uma ferramenta que ao mesmo tempo que aproxima pessoas que estão muito longe,  afastam aqueles que estão mais próximos de nós, quando preferimos conversar por meio de uma máquina ao invés de fazer isso pessoalmente. Portanto, é preciso discernimento. Que haja limites. Que saibamos usar as redes sociais e não ser usados por elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário