sábado, 10 de fevereiro de 2018

GERAÇÃO DE RENDA


As mudanças que ocorreram no país,  reflexo do que acontece no mundo,  referentes ao mundo do trabalho,  levou uma parte da população a buscar alternativas para a geração de renda. Essas mudanças aconteceram, em parte devido ao capitalismo que sugere competitividade, e ao avanço tecnológico que supre grande parte da mão de obra assalariada, ocasionando um enorme contingente de desempregados, uma vez que  a baixa escolaridade, falta de especialização e até a idade dificulta a reinserção dos trabalhadores no mercado.
Nessa conjuntura, pessoas ativas e solidárias se uniram em projetos com o objetivo de conseguirem uma ocupação e gerar renda. As estratégias utilizadas pelos trabalhadores desempregados tomaram vulto, e hoje são reconhecidas pela sociedade, como uma tentativa dos trabalhadores manterem sua autonomia, coletivamente, o que caracteriza os empreendimentos denominados como uma economia solidária. Outra característica que define bem essa estratégia, para permanecer  na ativa e gerar renda, é a autogestão de tudo que é produzido e comercializado, de bens e serviços.
De acordo com economistas e estudiosos, a economia solidária pode ser definida como um empreendimento centrado na valorização do ser humano, com bases no cooperativismo, com valores distintos aos do capitalismo, quais sejam a união, autonomia, igualdade, solidariedade, etc. Nesse sistema, nada é feito isoladamente, todas as decisões são tomadas em grupo e o  coletivo sempre vem em primeiro lugar, em detrimento do lucro.
Sobre as estratégias dos trabalhadores frente ao sistema capitalista considera-se viável  a primeira, porém  somente se o trabalhador tiver uma segurança financeira, habilidades e competências  específicas, como empreendedorismo, para montar um negócio. A estratégia de número 2 requer uma especialização, ou seja, um curso técnico para ter condições de negociação.  Seria interessante observar a idade do trabalhador, devido a condições físicas e de saúde. A terceira estratégia, que remete ao coletivismo, apresenta-se como a mais viável, desde que bem estruturada e organizada, lembrando que em alguns casos o trabalho pode ser incessante e a dedicação deve ser redobrada. Os princípios que regem o cooperativismo devem ser sempre observados, como a igualdade e união.  Um exemplo de sucesso em nossa região é a Cooperativa  dos Produtores de Leite  de Pará de Minas — COOPARÁ.
O enquadramento do autor nas estratégias é possível, em todas elas,  uma vez que pertence ao mercado de trabalho formal, com pretensões de seguir carreira de acordo com o Curso escolhido, em andamento nesta faculdade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário