segunda-feira, 17 de junho de 2019




DIVERSIDADE CULTURAL


A diversidade cultural, religiosa e étnica no Brasil é notória em todos os espaços, assim como nas escolas. Dessa forma, percebe-se a abordagem do tema no espaço da aprendizagem, seja em sala de aula ou no estágio. Faz-se necessário nas práticas docentes  a intervenção do professor nas discussões sobre o tema, considerando que ele  é atual e persistente e deve ser sempre discutido a fim de eliminar qualquer visão etnocêntrica. Essa postura é fundamental para a construção do respeito diante da pluralidade cultural existente em nosso país e faz parte da preparação de cidadãos conscientes para a convivência em sociedade.
O professor deve trabalhar essa questão em sala de aula observando primeiramente a bagagem do aluno, as impressões que ele traz de casa, tanto a cultura repassada pelos familiares, quanto aquelas incutidas pela comunidade. A participação nas celebrações religiosas, nos jogos esportivos e outros eventos de lazer  contribuem para formação do ser cultural. Sendo assim o professor deve aproveitar todo esse arsenal como material rico e diversificado na sua prática educativa, ressaltando a importância do respeito a qualquer manifestação.
Dessa forma, o docente deve ter em mente se abster de opiniões contrárias à própria cultura e incentivar o mesmo pensamento e postura entre os alunos. Essa iniciativa contribui para a diminuição de preconceitos e favorece um ambiente saudável e de acolhimento mútuo.
Destaca-se que a ocorrência de casos de desrespeito quanto a crenças, culturas e visão de mundo em sala de aula devem ser sistematicamente combatidas nas escolas. Cabe ao profissional orientar os alunos quanto a essas diferenças visando exterminar estereótipos e visões distorcidas e que tanto têm levado a retrocessos.
 Cabe lembrar que preconceitos podem começar de maneira sutil e em forma de brincadeira alcançado, porém, um status de proporção inimaginável a ponto  de destruição em massa,
É dever de todos combater isso com as armas do bom senso  para o bem da humanidade


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