sábado, 27 de maio de 2017

O BRASIL NA LUTA CONTRA A FOME



            Observando o mapa apresentado para aporte na figura 1, pode-se  acreditar que o Brasil é um país capaz de ajudar o mundo a combater a fome devido ao território extenso e à grande área de terra cultivável.  Além disso, o país possui recursos hídricos suficientes, que podem ser utilizadas para irrigação,  possibilitando   diversidade de culturas e uma produção de grãos que excede o necessário para o consumo dos brasileiros. De acordo com programa de conhecida rede de televisão, voltado para esse assunto, em áreas impossibilitadas de serem aproveitadas, até então, devido à seca prolongada, hoje com a irrigação está sendo possível a produção de  uma grande variedade de frutas e legumes, gerando renda e qualidade de vida para os moradores dessas regiões mais afastadas dos grandes centros produtores de alimentos e  com uma  agricultura extensiva.
            O emaranhado de fatores em que consiste as políticas públicas, econômica e social do país, impede ou dificulta  a oferta de alimentos  de forma igualitária a todo os brasileiros. Nos últimos anos, o Governo Federal, com o programa Fome Zero, Bolsa-Família e outros, tem tentado amenizar essa situação, sendo que segundos dados noticiados pela mídia, os índices da fome e da miséria têm diminuído. Com isso, há uma melhora significativa da saúde e da educação, da população mais carente, uma vez que os fatores estão interligados.
            Toda essa conjuntura chamou a atenção de outros países que vê no Brasil um modelo a ser seguido na luta contra a erradicação da fome. No entanto, isso foi possível devido às ações do Governo  a  sua determinação em acabar com a miséria no país. Em suas palestras proferidas em diversos países, o ex- Presidente Lula tem falado sobre seu projeto empregado no Brasil, durante o seu governo, e agora, no governo atual da Presidenta Dilma, com o objetivo de erradicar a fome e a miséria. São visíveis as transformações ocorridas na população mais carente do país. O Brasil sempre teve um potencial capaz de obter uma grande produção de alimentos, porém  era mal gerenciado devido às ações políticas dos governos  anteriores. Acredita-se que muito mais ainda pode ser feito, uma vez que o país possui condições e tem um povo empreendedor. Em notícias veiculadas pela mídia é possível perceber que os grandes produtores têm investido em técnicas e aprimoramentos para uma produção cada vez maior de alimentos. É preciso, portanto, investimentos e administração  adequada.
            Infelizmente, as condições climáticas dos últimos anos têm se alterado, trazendo longos períodos de estiagem, ou  chuvas excessivas em outras áreas, o que tem prejudicado bastante a produção de alimentos em todo o país. É comum notícias de que  plantações inteiras foram perdidas por um desses fatores.
            Em razão disso, é fundamental que as políticas ambientais tomem medidas, no sentido de preservar o meio ambiente, principalmente as nascentes e os cursos d’água, além da recuperação de áreas degradadas, e esgotadas pelo uso inadequado de práticas de cultivo, investindo em  técnicas mais apropriadas para cada caso, visando amenizar os efeitos naturais do clima e tentando soluções para a questão ambiental e suas consequências. Torna-se importante investir na educação das novas gerações sobre o trato com a terra e o meio ambiente, criando condições e incentivos para fixar o homem no campo, e assim garantir uma produção de alimentos e qualidade de vida não só aos brasileiros mas também a outros povos.

            
Lécia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário