sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Análise

CORAGEM E AMOR

            O livro traz um relato impressionante dos conflitos existentes no Líbano a partir da década de 70.
              Em 1993, a autora, uma jornalista mineira, viaja por sua conta e risco, por um mês, àquele país, disposta a ouvir da amiga, Maria Helena, a história de sua vida e de sua família. Com profundo realismo, o resultado é uma descrição detalhada de uma guerra, violenta, cruel e, a nosso ver, sem sentido.
A narradora-personagem, também mineira, apaixona-se por um libanês, Nabil, casa-se com ele e vai morar no Líbano embora a família insistisse para que não o fizesse devido ao clima de insegurança que já existia no país. Entretanto, Maria Helena acreditava que o amor que sentia pelo marido lhe daria forças para superar qualquer contratempo e realmente foi o que aconteceu.
A obra divide-se em três partes sendo que a primeira apresenta-se como uma justificativa da autora ao realizar tal intento. Na terceira parte a escritora deixa a cidade de Beirute e viaja até o sul de Líbano, uma região extremamente perigosa, onde ela pretende entrevistar uma pessoa católica, ou seja, uma religião diferente da mulçumana, adotada por Maria Helena, para assim ouvir os dois lados da história.
O tempo usado é o cronológico. Mesmo na narrativa de Maria Helena é possível perceber a cronologia. Entretanto em alguns momentos ela quebra a sequência dos acontecimentos de sua vida e volta à infância e juventude vividas no Brasil. Nessas lembranças predomina o tempo psicológico.
Em todo o livro é usada a variedade padrão sendo que nas primeira e terceira partes, com uma linguagem notadamente jornalística, predomina o eu confessional. Na segunda parte, o enredo do livro, a linguagem é coloquial, direta. Não há termos rebuscados ou refinados, sendo de fácil compreensão. Quanto à regionalismos, apenas alguns referentes à culinária e costumes do país.
Ainda que o tema seja pesado e complexo, os conflitos no Oriente Médio, a autora conseguiu com uma escrita leve e direta repassar todos os pormenores vividos pela entrevistada durante os violentos ataques ao Líbano e também nos raros momentos de paz em que ela deixa explícito o  amor ao marido e à família, sendo este o subtema do romance. Além dos efeitos da guerra a personagem consegue informar com clareza os pontos importantes que levam aos movimentos e ações desencadeadores dos conflitos revelando outros que não foram divulgados. A narrativa, ao entrelaçar acontecimentos referentes ao casamento, à discriminação por ser mulher e estrangeira e as consequências resultantes dos conflitos entre os cristãos, muçulmanos e judeus em suas diversas etnias é mais que impressionante: é arrebatadora e instigante prendendo o leitor do início ao fim.

Estefânia Lisboa Lopes
Lécia Conceição de Freitas

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário