domingo, 1 de junho de 2014

LITERATURA INFANTIL

Conclusão de um trabalho sobre a obra “A Bolsa Amarela” da escritora Lygia Bojunga

            Uma leitura prazerosa, uma vez que o livro é uma agradável surpresa. Com uma linguagem simples, a autora prende os leitores através do ficcional. Embora haja passagens do cotidiano da personagem central, não há limites entre o real e a fantasia. Isso se comprova quando em um almoço de família, o galo que mora dentro da bolsa amarela sai e começa a conversar. Impressionante como Bojunga traz da imaginação infantil estratégias que eliminam problemas e/ou dificuldades para sequenciar a história. Como no relato acima em que Raquel, a protagonista, para explicar a presença de um galo falante em sua bolsa, disfarça e diz que “é uma mágica. Uma mágica muito forte”.
            Na verdade,  a autora, sutilmente, apresenta a tecedura da história de forma a não deixar pistas sobre a intencionalidade do discurso. De acordo com o contexto, reconhecido durante o estudo do livro, a escritora aborda questões relevantes e de interesse público. Entremeada com os conflitos interiores vividos pela menina e com os enfrentamentos da mesma diante da família, a delicadeza que Bojunga usou nessa abordagem, dentro de uma pretensa história infantil, deliciosa, de extrema inteligência. De modo a não levantar suspeitas dos órgãos repressores que existiam na época da Ditadura, quando o livro foi escrito.
            A principio, o livro destina-se, para estudos, à alunos do 6º ano, desde que seja trabalhado apenas na superficialidade do texto. No entanto, diante do conteúdo ele pode ser trabalhado, com alunos de uma faixa etária maior, levando em consideração todo o seu contexto. Imagino uma roda de conversa, em que cada um exponha sua opinião sobre o livro, e a professora, habilmente, conduzindo o fio da história, no sentido de apresentar tudo o que a autora quis revelar, denunciar, desalienar.

Lécia Freitas

                                                                                                                   


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