Os objetivos da Inclusão visam oferecer a
todos, indistintamente, oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Todo indivíduo tem o direito de participação na sociedade, conscientizando-se e
exercendo seus deveres e direitos de cidadão.
A educação como prática de liberdade e
emancipação baseia-se na compreensão da consciência humana e do mundo. Ao se
firmar como ato político, a educação pretende apresentar ao indivíduo
instrumentos que lhe possibilitem questionar não só as condições concretas de
existência, como também as relações sociais e o mundo.
Partindo desta perspectiva, a Educação para Todos é um enorme desafio
para o sistema educacional e é objeto de desejo para todos os indivíduos
situados à margem da sociedade. Escola inclusiva é aquela que garante a
qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e
respeitando as diversidades e respondendo a cada um de acordo com suas
potencialidades e necessidades.
A Educação Inclusiva se justifica na
certeza da importância da educação para todos, Assim, ela se desenvolve de
forma especial para atender as diferenças especiais dos alunos, através da
diversificação dos serviços educacionais.
A educação consiste em um trabalho que visa possibilitar oportunidades
para que cada um venha a ser um indivíduo em toda a sua plenitude, apoiando-se
nos recursos da pessoa mediante a consideração de suas necessidades. Pode-se afirmar que o princípio da inclusão
está compromissado com o crescimento do ser humano que é ilimitado; embora os
alunos com necessidades especiais requeiram certas modificações ou adaptações no programa educacional
devido a limitações consequentes de problemas auditivos, visuais, mentais e
motores para que assim possam atingir seu potencial máximo.
Deve-se refletir, então, sobre as
questões de uma escola de qualidade para todos, incluindo alunos e professores,
através da perspectiva sociocultural, significando considerar outros fatores
como a visão ideológica da realidade construída sócio e culturalmente por aqueles que são responsáveis pela educação.
.
Porém, educar crianças em segregadas salas de educação especial é
negar-lhes o direito a formas ricas e estimulantes de socialização e
aprendizagem que somente acontecem na sala de aula comum devido à diversidade
presente nesse ambiente.
A
pedagogia de inclusão baseia-se em conceitos éticos do direito do cidadão, já
que as escolas são construídas para promover educação para todos. Portanto,
todos os indivíduos têm o direito de participação como membro ativo da
sociedade na qual essas escolas estão inseridas. Portanto, é válido ressaltar
que a socialização da criança com necessidades especiais não pode se limitar a
uma preparação profissional, mas uma forma de exercitar os valores compatíveis
com a dignidade humana que são o respeito e a solidariedade.
Por Lécia Freitas – 3° período de Letras – FAPAM
Texto apresentado em um Jornal, exclusivo sobre Inclusão, editado pela nossa turma de Letras
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