A TEORIA DO CONHECIMENTO
Permite-se
dizer que o conhecimento é uma relação que se estabelece entre a consciência
que conhece e o objeto conhecido. Isso resulta no produto do conhecimento que é
o saber adquirido e acumulado. Embora ambos os aspectos sejam importantes,
enfatiza-se o segundo ao atribuir à escola a tarefa de transmissão do
conhecimento, descuidando-se das questões relativas a como acontece sua
construção.
A
teoria do conhecimento é parte da filosofia que investiga as relações entre o
sujeito que conhece e o objeto conhecido. A filosofia investiga, por exemplo,
se ao apreendermos o real isso acontece vindo de nossas sensações ou se há uma idéia
ou experiência anterior, o que é verdadeiro ou falso.
A epistemologia, do termo episteme, ciência em grego, também chamada filosofia das ciências,
adquiriu um sentido específico por examinar criticamente o conhecimento científico.
Os filósofos da Antiguidade e da Idade Média, embora reconhecessem que podemos
nos enganar, não colocaram em questão a realidade do mundo nem a capacidade de
conhecê-la. A partir de Descartes, na Idade Moderna é que os filósofos passaram
a ver a realidade como um problema a ser investigado, assim como a respeitos da
origem do conhecimento bem como o critério da verdade.
Dessas
investigações derivam duas tendências: o racionalismo e o empirismo. Marcando o
início da reflexão filosófica. O racionalismo, de Descartes, defende as ideias inatas
e o empirismo de Locke e Hume valorizam a experiência no processo de conhecimento.
Dentro da teoria do conhecimento, Descartes encontra uma
verdade indubitável. Toda dúvida passa a ser um método até chegar a uma verdade
primeira, como a existência de um ser que duvida. E se duvida, pensa: “penso,
logo existo”. A partir daí, o filósofo, intuitivamente, descobre clara e
distintamente ideias gerais que não derivam da experiência, que já se encontram
no espírito humano. São ideias inatas, verdadeiras, pois vêm da razão, a partir
das quais podemos conhecer todo o resto. Surge o racionalismo. Pode-se dizer
que se trata de um idealismo e um subjetivismo porque para ele a realidade se
encontra em primeiro lugar no espírito, na razão, no sujeito e se apresenta na
forma de ideias.
Lécia Freitas
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Filosofia da Educação do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas. Professor: Geová Nepomuceno Mota.
Créditos: Ótimo
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