quinta-feira, 5 de junho de 2014

"A POÉTICA ROSEANA" Capítulo 3

3 PERSPECTIVAS TEÓRICAS


            Para a realização da pesquisa com o tema voltado para a utilização da linguagem poética na obra  Grande Sertão: Veredas, como mecanismo para a expressão do amor entre Riobaldo e Diadorim, objetivando  responder os questionamentos e  alcançar os objetivos propostos, foi realizado   o  estudo de alguns autores que detêm conhecimentos sobre Linguagem. Tornou-se  necessário, para o entendimento e conceituação do que seja Linguagem, adentrar, ainda que superficialmente, no campo da Linguística, com Ferdinand Saussure.
            Esse estudioso trata da estrutura da língua e foi quem definiu pela primeira vez, e com maior clareza, o objeto da linguística “scrito sensu,” isto é, a língua. Ele afirma que a língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade.
            Na dicotomia saussureana “língua x fala”, postula-se   que a língua (langue) é um sistema de signos e leis combinatórias   e por isso homogênea, uma vez que nenhum indivíduo pode criá-la ou modificá-la, enquanto a fala (parole) é a expressão individual e momentânea de cada indivíduo em que  interferem muitos fatores extralinguísticos e no qual se fazem sentir a vontade e a liberdade individuais, e assim ela é  heterogênea. Em seus estudos, Saussure enfatiza os estudos da língua em detrimento da fala.  Observa-se sua argumentação em trechos de Cursos de Linguística Geral:
a língua não constitui, pois, uma função do falante: é o produto que o individuo registra passivamente; não supõe jamais premeditação, e a reflexão nela intervém somente para a atividade de classificação. Ela é um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem. [...] Ela é a parte social da linguagem, exterior ao individuo, que,  por si só, não pode criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade. Enquanto a linguagem é heterogênea, a língua assim delimitada é de natureza homogênea: constitui-se num sistema de signos [...]. (SAUSSURE, 1995. p. 22-23)
            Além de Saussure, foi de fundamental importância, para embasar essa pesquisa, a leitura e análise da obra Questões de literatura e estética de  Mikhail Bakhtin (1988),  que apresenta um minucioso estudo sobre a linguagem e faz um contraponto às ideias  saussureanas. Em sua teoria  Bakhtin não concorda com a língua como um sistema fechado, estável, sincrônico, homogêneo associada a valores ideológicos. Também para Bakhtin a língua é uma atividade social, porém assentada nas necessidades de comunicação, tendo por natureza o dialogismo. Ao contrário de Saussure, Bakhtin evidencia a parole, o discurso compartilhado pelos indivíduos em uma interação social.  Ele percebia a linguagem como um processo de interação mediado pelo diálogo conforme  afirma:
a língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam. (BAKHTIN, 2002, p.283).
            Esses discursos (enunciados) serão mediáticos somente se vinculados a outras determinadas formas enunciativas (situacionais, históricas, sociais). Isso quer dizer que  esses enunciados terão sentido  em determinados contextos. Destarte, Bakhtin privilegia o sujeito e a interação verbal, ou seja, a linguagem, nos seus estudos.
            Após a leitura e análise de obras dos dois autores supracitados  optou-se pelo aprofundamento nos estudos de Mikhail Bakhtin, no que concerne à presente pesquisa. Esse procedimento ocorre devido ao fato de considerar-se as teorias bakhtinianas mais congruentes com o tema do presente trabalho.
            Entretanto, deve-se assinalar a importância das breves investigações sobre as teorias de Saussurre para a formalização dos conceitos sobre o que seja a língua. Foi de extrema relevância o entendimento destes conceitos para a elaboração desta pesquisa e para a apreensão de conhecimentos.

                                                                                                                                            Lécia Freitas



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