sexta-feira, 20 de junho de 2014

Fragmento do livro analisado "Duas Vidas...um grito silencioso pela paz" de Dorinha Aguiar

Esperança

“Cheguei a Beirute em 1973, após uma guerra civil de palestinos e muçulmanos contra os cristãos...  Aquilo era muito diferente de tudo o que havia vivido, até então, a começar pelo valor que se dá à própria vida, no Brasil e no Líbano, no cristianismo e no islamismo, nas culturas ocidental e oriental.
            No entanto, sendo uma mesma pessoa, senti, acredito, as dores das guerras de duas formas distintas e complementares. Memorizei datas, fatos e personagens com seus impactos em minha vida, mas o medo do risco de vida diário à época das guerras ainda dispara meu coração...
            Após aquele conflito, por mais de  um ano de paz, pude me adaptar ao modo de vida dos libaneses, aprender sua língua e seus valores. A partir de 75, vivi literalmente no meio das batalhas, seja nas guerras de rua, nos conflitos de muçulmanos e cristãos, de xiitas contra o Exército libanês, seja contra os inimigos externos, especialmente, para nós muçulmanos, os israelenses.
            Apesar de relembrar cada fato da história da minha vida e dos conflitos, hoje não sofro com minhas perdas do passado, humanas e materiais. Das oito crianças que tive em meu ventre, restaram-me três... Mesmo assim, o sofrimento atual supera tudo o que vivi durante as guerras.
            Mas o amor acalenta as dores.... Espero que minha experiência, apenas uma pequena demonstração do que se vive na guerra, possa contribuir para que haja paz entre todos nós, irmãos num único Deus.

            Foi para me aproximar d’Ele que me tornei muçulmana, entregando minha alma convicta ao consenso familiar, na busca da harmonia. E, enquanto meu corpo resiste às guerras, meu coração dilacerado sangra visceralmente à espera do elixir capaz de cicatrizar as chagas da saudade... Que Ele possa me conduzir no caminho da verdadeira libertação” – Maria Helena 

                                                                                                                                    Dorinha Aguiar

                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário