quarta-feira, 18 de junho de 2014

RESUMO DA OBRA "HELENA" DE MACHADO DE ASSIS



           O Conselheiro Vale era um homem de posses e bem visto por todos. Ao morrer, deixa um testamento, onde revela ser pai de uma moça, Helena, além de seus dois filhos: Estácio e Úrsula. Helena, concebida fora do casamento, é incluída no testamento como herdeira legal, e  adquire o direito de conviver com a família do pai, sendo esse seu último pedido, que a família a aceitasse.
        Por ser muito sociável, Helena logo conquista todos, menos o Dr. Camargo, o advogado.  A convite desse, Estácio se envolve com a política, porque vê aí uma forma de se aproximar de Eugênia, filha do Dr. Camargo. Helena tem um segredo, conhecido por Dr. Camargo que a chantageia, ordenando-a a influenciar a irmã para que se case com Eugênia. Helena cede à chantagem e assim em pouco tempo, o irmão pede Eugênia em casamento.
Com a doença de uma tia de Eugênia, ela viaja junto com seus familiares e Estácio a acompanha. Durante esse tempo, Helena fica noiva de  Mendonça, velho amigo de Estácio. Ao saber da , Estácio volta da vigem, pois não aceita tal ideia.
          Quando suas vidas parecem resolvidas, um dia, Estácio saindo para caçar surpreende Helena saindo de um casebre. Intrigado resolve investigar cortando a própria mão, para assim ter motivo de bater à porta da casa, pedindo ajuda. Conversando com seu morador, Salvador,  descobre  ser ele o verdadeiro pai de Helena. Ele e a mãe de Helena se separaram pois ela queria ficar com o Conselheiro Vale. Acreditando que  o verdadeiro pai de Helena havia morrido , ele acabou por adotar a menina e afeiçoando-se a ela. Com a morte do Conselheiro, Salvador revela o segredo a Helena que imediatamente quis contar a todos da família, no entanto, é impedida pelo pai que pede que continue a morar na casa deles. Helena , portanto não era meia irmã de Estácio. Conversando com o padre, Estácio reconhece que o amor que sente não é amor de irmão. Porém sente raiva dela pela mentira e ela, que também amava Estácio em segredo, sente-se extremamente envergonhada por ele ter descoberto a verdade. Enquanto Estácio  decide que atitude tomar, o casamento de Helena e Mendonça se aproxima. Antes da cerimônia, porém, Helena adoece gravemente. Estácio revela a Helena o seu amor por ela, dando-lhe um beijo. A jovem falece deixando todos consternados.

                                                                                                                                          Lécia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário