SOBRE COMO ADMINISTRAR
O artigo Gestão de Conhecimento e de Competências, do Instituto Brasileiro
de Ensino, apresenta um estudo sobre diversos tipos de gestão. Na introdução o
autor declara que há poucas empresas brasileiras consideradas de “classe
mundial” e as novas práticas gerenciais
devem ser analisadas dentro de um contexto histórico de sua evolução.
No primeiro capítulo, o autor apresenta
os novos modelos de gestão, onde se pode perceber uma inclinação para a
Administração Japonesa. Naturalmente, não se podem negar os resultados do
“milagre japonês”. Porém, deve-se levar em conta a cultura milenar, os valores
e os hábitos daquele país que contribuíram para o sucesso da empresa japonesa. As
explanações sobre Administração Empreendedora e Corporação Virtual são bem
elucidativas e interessantes. As explicações do que seja a Administração
Holística foram consideradas aquém, sendo necessárias leituras complementares
para o entendimento do que seja o assunto.
No segundo capítulo há uma
explicação generalizada sobre as características dos novos modelos de gestão onde
o autor afirma que analisando a evolução cronológica dos modelos de gestão, a
Administração Japonesa, Administração Participativa e Administração Empreendedora, têm como papel
serem a transição dos modelos
tradicionais para a corporação virtual, no futuro.
No terceiro capítulo o autor afirma que a Gestão
do Conhecimento traz pontos que são estratégicos na vida de uma organização.
Para ele o maior desafio a vencer nessa gestão é influenciar o comportamento do
trabalhador. E, no Brasil, para que as empresas se transformem em “empresas que
aprendem” serão necessárias profundas revisões nos valores das lideranças
empresariais. Ainda nesse capítulo, o autor traz explicações detalhadas, em
subtítulos, onde aborda aspectos referentes à Gestão do Conhecimento, tais como
a Gestão das Competências que está associada às realizações das pessoas sendo o
elo entre conhecimento e estratégia.
No quarto capítulo, o autor
apresenta uma análise reflexiva sobre a questão: como saber se a gestão da
empresa está no rumo certo? Ele cita outros
autores e apresenta quadros no sentido de observar as mudanças. Essa parte do texto é mais complexa, contém
siglas de outras empresas, podendo se
tornar cansativa.
O último capítulo fala da Gestão de
Pessoas alinhada à Gestão do Conhecimento, onde o autor faz jus ao capital
humano de uma empresa, ou ainda, ao conhecimento tácito que seus funcionários
possuem. Depreende-se que, além de todas
as evoluções e tecnologias, está o entendimento do aprendizado humano,
individual e/ou coletivo, parte fundamental na Gestão do Conhecimento.
Esses e outros pontos sobre o assunto
fazem desse artigo um estudo bem pormenorizado que deve ser consultado por
estudiosos e interessados no tema.
Lécia Freitas
Lécia Freitas
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